Em 05/03/2021

Confira mais um artigo da série “IRIB EM DEBATE: registro eletrônico de imóveis”


Terceira parte da série de artigos trata da constituição do SREI-ONR.


Prosseguindo com a divulgação de artigos na seção IRIB EM DEBATE, publicamos a terceira parte de uma série de artigos com enfoque no registro eletrônico de imóveis.

O artigo selecionado para esta edição trata acerca do processo de criação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) e do Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis (ONR). Além de esclarecer pontos importantes dos projetos, o texto indica documentos que mostram o desafio de implantar o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis brasileiro. Boa leitura!

IRIB EM DEBATE – PARTE 3

SREI-ONR – a que custo veio o custeio!

por Sérgio Jacomino

O Projeto SREI-ONR envolveu inúmeros atores ao longo de mais de uma década. Foi uma iniciativa pedregosa, acidentada, custosa para muitos de nós.

É possível compreender que há vários interesses envolvidos. Nem todos foram postos às claras, permitindo, assim, um debate franco, direto, honesto. Muitas vezes e de modo sub-reptício as ideias originais eram postas em opróbrio, atacadas de modo vil, distorcidas e subvertidas. Um único exemplo servirá para ilustrar: não há – nunca houve! – qualquer iniciativa de nossa parte de fazer com que o ONR pudesse assimilar atividades que são próprias e indelegáveis do registrador imobiliário e nem promover a centralização de dados registrais no ONR-SREI.

Aprendi muito com esse processo e verifiquei, na prática da representação política de classe, que a ética de convicção pessoal por vezes tem o vezo de açular os ânimos, reduzindo o debate a uma dimensão de disputas meramente pessoais, muitas vezes calçadas em diatribes ad hominem. [Continue lendo aqui]

Lembrando que, este é um espaço aberto e democrático. Todos os interessados em divulgar suas opiniões, críticas ou sugestões ou, ainda, contribuir com o tema apresentado, podem encaminhar material para o e-mail [email protected]. Estando o conteúdo enviado de acordo com a linha editorial da publicação, o mesmo será oportunamente divulgado.

Na próxima edição desta seção, o Boletim do IRIB publicará o quarto artigo desta série, que abordará as especialidades notariais e registras, bem como suas naturezas. Não deixe de conferir!



Compartilhe