Em 25/10/2021

Concurso para remoção de cartorários realizado neste domingo (24) trará melhoria dos serviços


Certame foi realizado pelo Poder Judiciário de Goiás neste domingo.


 

Representantes de cartórios extrajudiciais no Estado de Goiás participaram do concurso público de provas e títulos para outorga de Delegações de Notas e de Registros Públicos do Estado de Goiás, realizado pelo Poder Judiciário Estadual neste domingo (24), para o preenchimento de aproximadamente cem vagas destinadas à remoção, disponibilizadas aos titulares de cartórios que buscam mudar de serventia.

“Estou seguro de que este concurso vai propiciar a melhoria dos serviços extrajudiciais, além de cumprir determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no sentido de oferecer  à sociedade goiana serviços com eficiência e qualidade, por meio do aprimoramento da área, com a renovada atuação dos futuros aprovados”, disse o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França. O chefe do Poder Judiciário Estadual também ressaltou que os cartórios extrajudiciais são responsáveis pela segurança jurídica dos assentos da vida civil das pessoas e dos negócios realizados pelos cidadãos, o que também reflete na prestação jurisdicional oferecida pelo Poder Judiciário.

O presidente da Comissão Examinadora do concurso dos cartórios, desembargador Marcus da Costa Ferreira, destacou que as expectativas são de um certame equilibrado e que, no próximo domingo (31), serão realizadas as provas relativas ao ingresso de delegação. “Trabalhamos para que o processo de avaliação ocorra de maneira transparente, e desejamos sorte aos candidatos a fim de que possam prestar um serviço de qualidade à população de todo o Estado”.

Boas-vindas

Para dar as boas-vindas aos candidatos, a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Jussara Cristina Oliveira Louza, esteve nas cinco salas de realização das provas desejando sorte aos candidatos, e salientou a proximidade do atendimento das serventias extrajudiciais com a população. “Os serviços prestados pelos cartórios são essenciais à sociedade, provendo registros que vão desde o nascimento até o falecimento do cidadão”.
A secretária da Comissão de Seleção e Treinamento do TJGO, Mariza Carneiro Favoretto, durante a saudação aos inscritos, afirmou que a “realização de concursos para suprir as necessidades e demandas do Poder Judiciário goiano é uma das prioridades da atual gestão do TJGO, incentivada pelo desembargador Carlos França”.


Novos Horizontes

Titular de cartório no interior do Estado, E.C.S disse que busca a mudança de serventia extrajudicial, pois é adepto à possibilidade de conhecer e trabalhar em outras comarcas. Ele elogiou a atual gestão do TJGO, que tem à frente o desembargador Carlos França, "que incentiva e valoriza a agilidade e eficiência na prestação jurisdicional, atendendo a recomendação do CNJ e garantindo transparência e equidade na administração pública”, disse.

Também inscrita no processo de seleção, a cartorária L.F.O, oficial de um dos tabelionatos de registro do Estado, ressalta o anseio por gestões transparentes e acessíveis, que valorizem os princípios isonômicos e democráticos da promoção de concursos para cargos públicos. “Enquanto cidadãos, aguardamos a oportunidade de participarmos dos mecanismos da administração pública, com igualdade de direitos e deveres”, disse a candidata, que, por questões de proteção de dados pessoais, não pode ter a identidade revelada.  

Fonte: TJGO (Texto: Carolina Dayrell/Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO).



Compartilhe