Em 22/09/2016

Comissão da Câmara dos Deputados rejeita incluir técnico agrícola em programa habitacional


O Programa Nacional de Habitação Rural concede subsídios, com recursos do orçamento, a trabalhadores rurais, quilombolas, indígenas e demais comunidades tradicionais com renda bruta anual de até R$ 60 mil


A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados rejeitou, nessa terça-feira (20/9), o Projeto de Lei nº  1896/15, do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que inclui os técnicos agrícolas no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), parte do Minha Casa Minha Vida.

O PNHR concede subsídios, com recursos do Orçamento, a agricultores familiares, trabalhadores rurais, quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, indígenas e demais comunidades tradicionais com renda bruta anual de até R$ 60 mil. O dinheiro é usado na construção, ampliação e reformas de casas.

Pelo texto, o benefício é válido para técnicos agrícolas que atuem em atividades de extensão rural, assistência técnica, associativismo, área de defesa e vigilância sanitária agropecuária, pesquisa, análise, experimentação, ensaio ou divulgação técnica.

Relator, o deputado Tenente Lúcio (PSB-MG) criticou a medida que, em sua opinião, desvirtua o programa governamental, ao atender à demanda apenas de uma categoria profissional.

“O Minha Casa Minha Vida deve dar prioridade ao atendimento de municípios com maior deficit habitacional. A inclusão no programa de uma categoria profissional específica desvirtua o seu propósito e compromete suas metas e resultados”, sustentou o deputado.

Tramitação

A proposta será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da prosposta:

 

Fonte: Agência Câmara Notícias

Em 21.9.2016



Compartilhe