Em 26/07/2022

Começa hoje a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional


Rio Grande do Sul será o primeiro Estado a emitir o novo documento para cidadãos que estiverem com as informações no CPF atualizadas.


Começa hoje, 26/07/2022, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento regulamentado pelo Decreto n. 10.977/2022. O primeiro Estado a emitir o documento será o Rio Grande do Sul e a nova CIN adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.

De acordo com as informações da Agência Brasil, os próximos Estados que emitirão o novo documento serão Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e o Distrito Federal. Entretanto, ainda não há data definida para a emissão da CIN para os demais Estados. Além disso, conforme o Ministério da Economia, neste primeiro momento a CIN será emitida apenas para cidadãos que estiverem com as informações no CPF atualizadas.

A nova Carteira de Identidade Nacional permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline, e terá validade de 10 anos. Os documentos atuais de cidadãos com idade até 60 anos serão aceitos por até 10 anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado. Além disso, a CIN também poderá ser utilizada como documento de viagem, pois inclui o código MRZ, de padrão internacional, já utilizado nos passaportes e que pode ser lido por equipamento.

Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil e do Ministério da Economia (Foto: Agência Brasil/Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul).



Compartilhe