Em 26/10/2018

Clipping – Repórter Diário - USCS cria serviço inédito para regularizar núcleos habitacionais (SP)


A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) vai passar a oferecer serviço inédito e gratuito para moradores em núcleos habitacionais da região, a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS)


A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) vai passar a oferecer serviço inédito e gratuito para moradores em núcleos habitacionais da região, a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). Na prática a universidade fará as plantas para regularização dos imóveis e dará orientações de engenharia para a solução de problemas das residências. O trabalho é fruto do curso de arquitetura e urbanismo e será realizado pelos alunos, com supervisão dos professores. A primeira área a ser beneficiada será a Vila Luzita, em Santo André.
 
Enio Moro Júnior, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS, considera que esse será um serviço muito importante, pois vai garantir segurança, principalmente para os moradores de áreas de mananciais, que precisam regularizar suas habitações. A intenção é oferecer esse trabalho qualificado para as prefeituras, que encaminhariam os moradores.
 
“A lei federal 11.888/2008 determina que os órgãos públicos tenham um corpo técnico para atender essa população mais carente, mas as prefeituras não fazem porque não conseguem ter pessoal suficiente para isso. Aí queremos colocar a nossa ideia e oferecer isso, como estágio dos alunos, mas com a supervisão dos professores”, detalha o professor.
 
Moro Júnior disse que já conversou com as prefeituras de Santo André e São Caetano, sendo que a primeira já demonstrou interesse no projeto e a primeira área a ser beneficiada será a Vila Luzita. O secretário andreense de Habitação, Fernando Marangoni, confirmou a adesão da cidade. “Estamos em andamento com o projeto aqui em Santo André para aplicar a assistência técnica nos projetos de Habitação de Interesse Social e moradias inadequadas; estamos finalizando os ajustes jurídicos”, relatou.
 
O mesmo serviço deve ser oferecido às associações de moradia. Segundo Moro Júnior os benefícios para os moradores são vários. “Primeiro que a regularização aumenta o valor do imóvel, traz segurança técnica e a documentação, isso deixa o morador mais tranquilo e o bairro entra na agenda de saneamento, de iluminação e de outros serviços públicos. Outro benefício é que o morador também recebe capacitação para pequenas reformas e dicas de construção, visto que a maioria destas casas é erguida pelos próprios moradores”.
 
A ATHIS é parte do Escritório Júnior do curso de Arquitetura. Os alunos já estão trabalhando em um projeto; o da nova sede do DCE (Diretório Central dos Estudantes) que está quase pronto. “Esse projeto ATHIS é inovador, não há nada parecido com esse perfil”, garantiu Enio Moro Júnior.
 
Fonte: Repórter Diário
 


Compartilhe