Em 21/01/2019

Clipping – Jornal NH – Cadastro social para adquirir casa própria está com as inscrições abertas em Novo Hamburgo (RS)


Saiba como fazer para se inscrever no programa


Adquirir a casa própria, com condições de financiamento diferenciadas, é uma possibilidade para moradores de Novo Hamburgo. Para isso, é necessário participar do Cadastro Social de Interesse Habitacional (CSIH), que está com inscrições abertas. Realizando o cadastro, de forma gratuita, os moradores estão aptos para as seleções dos programas habitacionais do município e podem ser contemplados com uma moradia segura e regularizada - como ocorreu na Vila Marcírio José Pedreira, no bairro Primavera, na última quinta-feira (17).

Na ocasião, foi realizado o sorteio de 29 unidades habitacionais de dois e três quartos para famílias cadastradas no CSIH. As casas estão em fase final de obras. O empreendimento conta com investimentos de R$ 1.865.000,00, oriundos de recursos do PAC-Pró-Moradia, com uma contrapartida de R$ 1.190.990,00 do Município.

Até 15 de fevereiro

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Novo Hamburgo, Roberta Gomes de Oliveira, até o dia 15 de fevereiro seguem as inscrições aos que desejam participar da seleção para morar no empreendimento Residencial Salgado Filho, no bairro Canudos.

O conjunto habitacional localizado na Rua Octávio Oscar Bender, junto ao Loteamento Morada dos Eucaliptos, contará com 15 prédios, com 20 apartamentos de aproximadamente 50 metros quadrados, distribuídos em cinco andares.

"Quem não tem nenhum imóvel em seu nome pode se cadastrar. Para participar é necessário ter mais de 18 anos e residir em Novo Hamburgo. São recursos buscados no governo federal que buscam auxiliar, principalmente, pessoas remanescentes de áreas de risco, idosos, pessoas com alguma decência ou em vulnerabilidade social", frisa.

Fim da espera para a dona de casa Márcia

Após seis anos de espera, finalmente a dona de casa Márcia Teresinha da Rocha Mauss, 44 anos, terá o sonho da casa própria realizado. Ela foi uma das contempladas no sorteio realizado na última quinta, e será umas das moradoras do residencial localizado na Vila Marcírio José Pedreira, no bairro Primavera, em Novo Hamburgo. Segundo a moradora, a obra finalizada tem previsão de entrega para março.

"Estou muito feliz, pois estava há seis anos morando com aluguel social, depois que tive que sair da minha casa que estava em situação de perigo", disse. Márcia vai morar no local com o marido, o pedreiro Arlindo Mauss, 61 anos, além dos três filhos. No lugar, foram realizadas obras de infraestrutura, como drenagem urbana, redes de água, rede cloacal, unidade de tratamento de esgoto, pavimentação, sinalização e uma rede elétrica.

Por dentro do cadastro

Quem pode se inscrever? - Além de estar registrado no CADÚnico, residir e manter domicílio eleitoral em Novo Hamburgo, os interessados devem ter mais de 18 anos.

- O domicílio eleitoral é comprovado pelo título de eleitor, indicando que seu portador vota em Novo Hamburgo. Trata-se de mais uma ferramenta para a garantia de que se está atendendo a demandas por moradias sociais estritamente no Município.

- Estão impossibilitados de participar os proprietários ou proeminentes compradores de imóveis urbanos ou rurais, cessionários e foreiros. Também estão excluídas as possibilidades de cadastramento para quem é ou foi arrendatário ou detentor de financiamento de imóvel residencial. Por m, sublinha-se que qualquer irregularidade apurada, a qualquer momento do processo, acarretará na retirada do requerente do Cadastro Social de Interesse Habitacional.

Como se inscrever? - O interessado deve comparecer na Diretoria de Habitação (Rua David Canabarro, 20, 2º andar, no Centro) com os documentos originais abaixo listados, junto com os papéis do (a) cônjuge ou companheiro(a), caso houver, sem a necessidade de apresentar cópias xerocadas ou digitais:

- Carteira de Identidade (RG) - Cadastro de Pessoa Física (CPF)

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - Comprovante de renda ou declaratória - Título de eleitor (com domicílio eleitoral em Novo Hamburgo)

- Comprovante de residência atualizado no Município Importante

- Deve ser apresentada, junto à documentação exigida, a Ficha Resumo do CADÚnico como comprovante de inscrição no registro federal. O atendimento no local - presencial e em ordem de chegada - ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, sem fechar ao meio-dia.

 Diariamente, 20 senhas serão distribuídas. A inscrição será válida após o preenchimento dos dados e a emissão do comprovante, que será entregue ao cadastrado.

- Todos os beneficiários do programa "Bolsa Moradia", instituído pela Lei Municipal nº 2278/2011, e do programa "Bolsa Moradia Extraordinária", referente à Lei Municipal nº 2837/2015, ficam automaticamente registrados nesse cadastro. No entanto, a sua inscrição precisa ser validada pela emissão do comprovante, que se dará mediante a apresentação da documentação requerida pelo regulamento.

Fonte: Jornal NH

 



Compartilhe

  • Tags