Em 27/09/2018

Clipping – Gazeta do Povo -"Preterido pelos bancões, crédito com o imóvel como garantia deve decolar com fintechs”


Essa é uma opção rápida e descomplicada que possibilita ao cliente contratar até 50% do valor do seu imóvel em crédito para utilizar como quiser com prazo de até 15 anos


A forte concentração do mercado brasileiro de crédito em grandes bancos faz com que as margens dos produtos financeiros tradicionalmente ofertados sejam descomunais e que os consumidores comprometam uma parte altíssima do orçamento mensal com pagamento de dívidas. Aproveitando a ineficiência desse e de outros mercados, as fintechs têm surgido em peso, reforçando a descentralização e a evolução da tecnologia para a oferta de produtos mais justos e acessíveis – movimento que já vai bem além do eixo Rio-São Paulo.
 
Uma das modalidades que se fortalece nesse cenário é o crédito com o imóvel como garantia ou home equity – ainda pouco conhecida no Brasil, mas muito forte nos Estados Unidos e na Europa. Essa é uma opção rápida e descomplicada que possibilita ao cliente contratar até 50% do valor do seu imóvel em crédito para utilizar como quiser com prazo de até 15 anos.
 
Tendo o imóvel como garantia de pagamento, as taxas são mais baixas e vantajosas se comparadas a outras alternativas (variam de 1,14% a 1,80% ao mês). Com as fintechs que oferecem um processo 100% online, há a possibilidade de obter a aprovação em até dez dias úteis, prazo bem abaixo da média de dois a três meses praticada pelo mercado.
 
O impacto desse tipo crédito na economia é imenso, por fazer com que as parcelas mensais diminuam, em média, 80%. Conseguimos, assim, fomentar a atividade econômica e o crescimento dos pequenos e médios empresários, que representam a maior parte dos clientes da Bcredi e dos que procuram o crédito com garantia de imóvel. A finalidade do empréstimo contratado é, em sua maioria, a consolidação de dívidas caras em uma mais barata, reforma ou construção e capital de giro.
 
Apostamos muito no crescimento dessa modalidade no Brasil. O crédito imobiliário equivale a somente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em países desenvolvidos, como Austrália, Estados Unidos e Portugal, esse número chega a 122%, 79% e 72%, respectivamente.
Segundo levantamento da FintechLabs, no primeiro semestre de 2018, o número de fintechs no Brasil cresceu 22,7% desde o final de 2017. A maior parte desse crescimento ainda está concentrada em São Paulo, mas outros mercados têm ganhado espaço e o Paraná é um deles.
É o que aponta também o mapeamento ParanáTech, realizado este ano pela Distrito Experience, que identificou 199 startups no estado, de 25 categorias distintas. Do total, 8% são fintechs. O estudo mostra ainda que quase 80% dessas startups foram criadas após 2010, evidenciando o aumento recente do empreendedorismo no Paraná.
 
Neste mês, a consultoria Urban Systems publicou a quarta edição do ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Pela primeira vez, Curitiba ultrapassou São Paulo e agora lidera o levantamento, mostrando avanços em indicadores como empreendedorismo, tecnologia e inovação.
 
O foco em inovação mostrado por esses dados, em diversos segmentos e em várias regiões, é um grande avanço para o mercado e os consumidores. As novas possibilidades abertas facilitam o acesso a serviços especializados e personalizados, que continuarão transformando experiências nos próximos anos. Por aqui, continuamos buscando formas de otimizar processos e descomplicar o crédito imobiliário no Brasil. Estamos apenas começando!
 
Fonte: Gazeta do Povo
 


Compartilhe