Em 20/07/2020

Clipping – Crypto ID - Adaptações aos novos tempos: Rogério Bacellar avalia a atuação dos cartórios em meio a pandemia


O coronavírus pegou todos os setores da sociedade de surpresa, fazendo com que novas maneiras de se trabalhar fossem criadas sem pôr em risco a saúde dos trabalhadores


Serviços presenciais passaram a possuir atendimento virtual, com horários reduzidos como foi o caso dos cartórios e tabelionatos.

Em meio a esses novos tempos, o presidente da CNR, Dr. Rogério Bacellar analisa como o setor se desenvolveu, evoluiu e se adaptou a esse período, junto ao trabalho dos notários e registradores. Confira:

CNR: Como você avalia a atuação dos cartórios durante a pandemia?

Rogério Bacellar: Os cartórios se adaptaram rapidamente às necessidades da população e sociedade,  atendendo com excelência a todos. Alguns estão trabalhando com horário reduzido no atendimento ou agendamento, outros estão com os funcionários trabalhando de casa.

Está sendo utilizado todo um esquema de segurança, monitorado pelas diretrizes da saúde. Quase todos os serviços estão sendo virtuais, tanto do Protesto, Tabelionato de Notas, Registro Civil, Registro de Imóveis, checagem de documentos, etc. Apenas atos como testamento e casamento continuaram sendo realizados de modo presencial.

CNR: Quais foram os principais avanços da categoria notarial e registral nos últimos anos e agora com a pandemia?

Rogério Bacellar: O principal avanço foi a digitalização de todos os serviços e centrais de atendimento. Com isso, os cartórios cumprem a importante função de garantir a segurança das transações individuais e coletivas e a proteção do negócio jurídico, por isso, é confiável, íntegro e autêntico, dedicados a fornecer sempre um atendimento de excelência para a população brasileira.

CNR: Como enxerga a atuação dos cartórios em conjunto com os três poderes em prol da população?

Rogério Bacellar: Os cartórios estão atendendo com excelência a todas as demandas dos três poderes. As medidas estão sendo tomadas pela classe, especialmente neste período de pandemia, para que os cartórios continuem evoluindo e prestando um bom serviço à população, inclusive com as novas funcionalidades das ferramentas eletrônicas, atualmente utilizadas em todas as especialidades cartorárias.

CNR: Qual sua mensagem aos profissionais que atuam no segmento extrajudicial, sobre desafios e avanços para prestar um serviço cada vez melhor a população?

Rogério Bacellar: Os notários e registradores têm que continuar prestando um serviço com excelência e melhorar a cada vez mais, acima de todas as adversidades. Além disso, queremos que todos os profissionais possam contar com a Confederação para os defender em qualquer esfera e em qualquer tribunal/poder Legislativo, Executivo e Judiciário. O importante é não ter medo, nós vamos defender as prerrogativas  dos notários e registradores, sempre no que for possível.

CNR: O que você destacaria para quem ainda não é associado da CNR?

Rogério Bacellar: Nossa estrutura está monitorando a Câmara e o Senado. Além de possuir advogados acompanhando o CNJ e os tribunais superiores. Dessa maneira nós queremos atender melhor cada vez mais a categoria. Inclusive com trabalho em assessoria de comunicação, jurídica, parlamentar, certificação digital e assessoria trabalhista. Sempre que houver dúvidas, é possível procurar a nossa confederação.

Fonte: Crypto ID

 



Compartilhe

  • Tags