Em 05/04/2019

Clipping – ConJur – TJ-SP aprova mudança na distribuição de ações de compra e venda de imóveis


Pelo sistema atual, os processos sobre esse tema são distribuídos preferencialmente à subseção 1.


Considerando o elevado volume de ações sobre compromissos de compra e venda de imóveis, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo aprovou proposta para equalizar os processos sobre o tema distribuídos nas seção de direito privado, com distribuição igualitária entre as subseções.
 
Pelo sistema atual, os processos sobre esse tema são distribuídos preferencialmente à subseção 1. No entanto, o excesso de casos fez com que os integrantes do colegiado pedissem mudança no sistema.
 
De acordo com levantamento da corte feito para o Anuário da Justiça São Paulo, em 2018 as ações de compra e venda foram as mais julgadas pela Subseção 1. Por isso, o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho, levou o caso para o Órgão Especial, pedindo a mudança na Resolução 623/13. A proposta foi aprovada sem prejuízo de pedidos de vista
Com o objetivo de melhorar a proposta, o TJ-SP solicitou à Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) – colaboradora de entidades públicas e privadas no esforço estratégico de aperfeiçoar os mecanismos de prestação jurisdicional por meio da elaboração de leis e da administração dos tribunais – estudos estatísticos que possam orientar o projeto de alteração da resolução. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SP.
 

Temas mais julgados em 2018 na Subseção de Direito Privado 1

Promessa de Compra e Venda

25.808 ações

Planos de Saúde

25.380 ações

Alimentos

10.534 ações

Ação Revisional de Alimentos

5.832 ações

Ação de Dissolução do Casamento

5.654 ações

 
 
Fonte: ConJur
 


Compartilhe

  • Tags