Em 20/12/2018

Clipping – ABC do ABC - Regularização fundiária chega em mais dois núcleos habitacionais de Diadema (SP)


As famílias dos Núcleos Habitacionais “Vera Lúcia” e “Águia de Ouro”, no bairro Taboão, ganharam como presente especial de fim de ano, a regularização fundiária de suas moradias


As famílias dos Núcleos Habitacionais “Vera Lúcia” e “Águia de Ouro”, no bairro Taboão, ganharam como presente especial de fim de ano, a regularização fundiária de suas moradias.
 
Agora, elas têm a propriedade de seus imóveis, não mais a Prefeitura. A cerimônia de entrega dos primeiros 39 títulos de propriedade ocorreu nesta quarta, 18/12, às 19 horas, na Escola Municipal Lázara Silveira Pacheco, na avenida Luís Carlos Prestes, 560.
 
No evento, o prefeito de Diadema, Lauro Michels, ressaltou que a regularização fundiária é prioridade da sua gestão. “Vocês estão ganhando, gratuitamente, o terreno em que estão morando. Também não tiveram nenhum custo nesse processo. Estamos trabalhando muito para oferecer dignidade a vocês”, disse. “Desejo a vocês um feliz no ano novo e em sua casa nova, que agora é propriedade de vocês”,
Durante o evento, a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Gonçalves, explicou que com a regularização dos terrenos, as famílias passam a ser proprietárias, condição que facilita o acesso a bens e serviços do município e pleno exercício de cidadania, ao contrário da Concessão de Direito Real de Uso por 90 anos, que mantinha a Prefeitura como dona do terreno. “Nossa equipe, trabalhou com coragem e determinação para garantir a vocês o direito à propriedade e a segurança jurídica”, explicou a secretária.
 
Falando em nome dos moradores, Rosinalva da Silva Pereira, residente há 25 anos no Núcleo Habitacional Águia de Ouro, foi uma das contempladas com o título de propriedade. “Agradeço à Prefeitura por esse presente que foi uma grande conquista para todos nós moradores, pois agora nos sentimos realmente donos de nossas casas”, disse ela. “A valorização não é apenas dos imóveis, mas também das famílias que lá residem”, finalizou. Já o representante do Núcleo Habitacional Vera Lúcia, Geraldo Cornélio Gomes, de 72 anos, resumiu em poucas palavras o seu contentamento ao receber o título de propriedade. “Esse foi o melhor presente de Natal que nossa comunidade poderia receber”, comemorou.
 
A regularização fundiária é uma prioridade do atual governo. Em agosto passado, a Secretaria de Habitação regularizou 72 lotes do Núcleo Habitacional Três Mosqueteiros, no bairro do Inamar. Outros processos estão em andamento. O próximo a ser beneficiado é o Núcleo “Canheminha”, que fica no Jardim Canhema. Já a partir do próximo ano, os proprietários desses imóveis passarão a pagar o “IPTU Social”, como já fazem diversos outros moradores da cidade. O valor desse tributo é de R$ 227,00 por ano.
 
Parceria - De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SHDU), todo o processo de Regularização Fundiária tem sido realizado em parceria com o Cartório de Registro de Imóveis. As famílias beneficiadas não tiveram nenhum custo porque a Prefeitura arcou com toda a despesa para regularizar e registrar os imóveis.
 
Ainda de acordo com a pasta, o total de imóveis dos Núcleos Habitacionais “Vera Lúcia” e “Águia de Ouro” juntos é de 56 propriedades. Hoje, 18/12, foram contempladas as 39 famílias que apresentaram a documentação exigida pelo Cartório de Imóveis. As demais receberão seus títulos diretamente na Secretaria de Habitação, assim que as pendências de documentação forem solucionadas.
 
Legislação - O processo de regularização fundiária de núcleos habitacionais assentados em áreas públicas só foi possível graças à nova legislação. Recém-regulamentada, a Lei 13.465/2017 permitiu à Prefeitura, por meio da “Legitimação Fundiária de Interesse Social”, transferir a propriedade de um terreno público a seus ocupantes.
 
O complexo trabalho de regularização fundiária envolveu o Cartório de Registro de Imóveis e a Municipalidade, por meio de diversas secretarias municipais, que tiveram a incumbência de elaborar diagnósticos jurídico, urbanístico, ambiental e social.
 
Loteamentos – Além da regularização fundiária de núcleos habitacionais, a Prefeitura concluiu diversos processos de loteamentos antigos, sempre em parceria com o Cartório de Imóveis. Esse trabalho já regularizou mais de 2.000 lotes, distribuídos em diversos loteamentos. A maior dessas ações ocorreu no final do ano passado, quando foi concluída a regularização fundiária do loteamento Vila Santa Maria, no bairro Serraria, com 843 lotes, que totalizam uma área de 351.746,32 m². Os demais beneficiados são os loteamentos Parque Real “A”, Jardim Santa Dirce, Vila Conceição – quadra “30A”, Jardim Rey, Jardim Maria Cláudia, Jardim Santa Elizabeth, Jardim de Léo, Jardim Maria Tereza e o Jardim Santa Cândida. E mais o loteamento habitacional de interesse social "Morro do Samba", no Serraria.
 
 
Fonte: ABC do ABC 
 


Compartilhe