Em 17/09/2018

Clipping - TN Online - Momento é oportuno para investir em imóveis; confira algumas dicas para fazer uma compra


Quem sonha com a conquista da casa própria ou mesmo vê em imóveis uma possibilidade de investimento, o momento atual está favorável para o negócio. 2018 tem atraído compradores pelas facilidades de pagamento e também pela baixa dos juros


Quem sonha com a conquista da casa própria ou mesmo vê em imóveis uma possibilidade de investimento, o momento atual está favorável para o negócio. 2018 tem atraído compradores pelas facilidades de pagamento e também pela baixa dos juros.
 
Antônio Bertoli, diretor comercial da Bertholi A Imobiliária afirma que uma queda recente nos juros tem contribuído para quem busca por esse tipo de investimento. “Apesar de ser um período favorável, algumas outras questões exigem atenção”, pontua.
 
Não é tarefa fácil escolher um bem e vários pontos devem ser considerados antes de bater omartelo. Seja em imóveis na planta, loteamentos, ou construções finalizadas, o comprador deve avaliar a situação e estar sempre bem assessorado para não cair em prejuízo.
 
Confira abaixo algumas dicas de quem entende do assunto. Bertoli listou alguns tópicos que devem ser colocados em análise por quem planeja investir neste cenário, tendo como foco o mercado Apucaranense.
 
Avalie o histórico da Construtora
Para começar, analise o histórico da construtora do condomínio. Isso porque adquirir um imóvel vai muito além de uma compra, é um investimento que você faz não apenas para si, mas também para toda a sua família.
 
Pesquise se possui certificados de qualidade (ISO), reclamações no Procon, visite outros prédios já construídos e certifique-se se eles cumprem o prazo de entrega e o que foi prometido.
 
Fique atento aos valores de lançamento, a não cobrança do preço real poderá implicar em ônus lá na frente. 
 
Imóvel na planta (Preço Fechado ou Custo):
Ambas são modalidades de aquisição de um imóvel, a principal diferença está na forma de composição do preço final da unidade. 
Na modalidade preço fechado, o vendedor se obriga a entregar o imóvel (apartamento, sala, loja, etc.) ao comprador, por um preço previamente fixado, dentro das dimensões e especificações constantes no memorial de incorporação. 
 
O vendedor assume todos os riscos do negócio, no que se refere à reajustes de preços ou inadimplência de compradores, devendo entregar o bem no prazo contratado e o comprador poderá estender o pagamento por um período superior ao da construção.
 
Na modalidade preço de custo, ou por administração, é aquele que os compradores irão arcar com a totalidade das despesas alocadas no empreendimento. Nesta hipótese, a Construtora, (vendedor) se obriga à construir o imóvel segundo os critérios ditados pelos compradores, através de uma Comissão de Representantes, que é o órgão fiscalizador da incorporação e que cumpre o papel de intermediária entre os condôminos e o construtor-incorporador.
 
Localização
Entre os principais fatores que valorizam os imóveis está a localização. É uma característica importante e que deve pesar sobre sua decisão. O motivo disso é que seu novo lar deve otimizar sua rotina e facilitar suas atividades diárias.
 
Por exemplo, a proximidade com o seu local de trabalho, ter nas redondezas do bairro estabelecimentos e centros comerciais, como escolas, farmácias, lojas, serviços bancários, vão poupar o seu tempo e impactar positivamente a sua qualidade de vida.
 
Apucarana proporciona hoje novos centros e polos de desenvolvimento que tendem uma valorização para bairros, descentralizando e possibilitando crescimento residencial e comercial, facilitando o seu dia a dia.
 
Apartamento
Demanda análise de diversos fatores, como o preço, tamanho, número de quartos, localização e outras variáveis como boa localização, investimento em segurança e estrutura para instalação de equipamentos, muito importantes e funcionais, espaços integrados, iluminação adequada e boa apresentação também estão entre as características que valorizam os imóveis.
 
A taxa condominial também é um aspecto importante que deve ser levado em conta, estando de acordo com o seu planejamento financeiro. Caso contrário, seu orçamento familiar pode se tornar mais oneroso do que o esperado. 
 
Por fim, peça opinião de outros moradores para ter uma visão mais completa acerca do bairro onde ele está inserido. Quanto à escolha do pavimento, é uma questão pessoal, mas também pode refletir em um pequeno percentual no preço.
 
Imóvel usado
Para muitos consumidores, a aquisição de um imóvel representa a realização de um antigo projeto de vida, um sonho. Aliar satisfação, preço justo e qualidade podem não ser uma tarefa fácil.
 
Avalie o imóvel, visitando-o durante o dia e à noite. Observe se o bairro possui a infraestrutura de que você precisa (escolas, posto de saúde, iluminação, esgoto, supermercados, farmácias, banco, padaria, etc.) 
 
Tenha acesso ao histórico do imóvel e analise sua situação estrutural. Verifique se as dimensões são adequadas para família, bem como se o preço é compatível com o bolso.
 
Loteamentos
Cuidados com infraestrutura básica, área de construção e regularização na Prefeitura, Cartório de Registro de Imóveis, são itens indispensáveis a serem consultados, a fim de certificar-se sobre a regularidade do empreendimento. 
 
Em vez de comprar imóveis (seja na planta ou prontos), é muito comum encontrar clientes que optam por adquirir um terreno. Ambas as formas de empreendimento têm suas vantagens, mas muitas pessoas desconhecem os benefícios de se comprar um lote e, por isso, perdem a oportunidade de fazer um bom negócio. 
 
Comprar um terreno, talvez, seja a opção mais viável. Os lotes costumam ser mais baratos que os imóveis prontos e são oferecidos com várias facilidades na hora de executar o pagamento. Além de tudo isso, o cliente que pretende construir a casa própria do zero pode dar um toque especial e personalizar a sua construção.
 
Tanto o terreno quanto a construção que será feita nele (se esse for o caso) estão sujeitas à alta valorização com o passar do tempo. A desvalorização de lotes é extremamente rara, pois, um novo loteamento aumenta a área urbana da cidade. Logo, nos entornos desse novo bairro surgirão novos comércios, escolas, postos de saúde, etc.
 
Conforme o município cresce, o preço do lote só tende a crescer. Agora é fácil entender por que tantas pessoas andam investindo em loteamentos, não é mesmo?
 
Financiamento imobiliário
Momento propicio a compra com financiamento, principalmente por conta dos juros que estão sendo oferecidos. Verifique antecipadamente se há disponibilidade de financiamento junto a seu agente financeiro ou correspondente.
 
Informe-se das condições, taxas e prazos que envolvem a tomada de valores.
 
Certifique-se quanto a documentação do imóvel em negociação, é necessário que esteja regularizado perante aos órgãos competentes.
 
Investimento Seguro
Período positivo para fazer investimento em imóvel.
 
Sempre terá pessoas procurando onde morar.
 
Um imóvel capitalizado é garantia de valorização e oferece ainda retorno imediato através do aluguel.
 
Em longo prazo é um bom negócio em relação ao investimento no mercado financeiro.
 
Fonte: TN Online
 


Compartilhe