Em 30/08/2019

CGJ/AL: CGJ ouve sugestões e dificuldades de cartórios oficializados de AL


O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Tourinho, e a juíza auxiliar da CGJ/AL, Lorena Sotto-Mayor, reuniram-se com o objetivo de ouvir as dificuldades e sugestões concernentes à implantação do Selo Digital nas serventias extrajudiciais.


Objetivo do encontro também foi promover a sensibilização ao uso da nova tecnologia desenvolvida pela Corregedoria, o Selo Digital, que está sendo implantada em todo o Estado
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Tourinho, e a juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/AL), Lorena Sotto-Mayor, reuniram-se com representantes de cartórios oficializados de Alagoas, servidores do Poder Judiciário, com o objetivo de ouvir as dificuldades e sugestões concernentes à implantação do Selo Digital nas serventias extrajudiciais do Estado.
 
“Nós conversamos com eles para sensibilizá-los dessa importância, de conhecerem o nosso sistema, já que eles não têm sistema próprio, para que, assim, nós possamos efetivar. Óbvio que muitos deles estão pensando em se aposentar; tem um deles, inclusive, que já entrou com o processo de aposentaria, então, eles estão refletindo sobre essa possibilidade”, pontuou o corregedor. 
 
O encontro também teve o intuito de promover a sensibilização ao uso da nova tecnologia desenvolvida pela CGJ/AL, o Selo Digital, que já está sendo emitido nos cartórios extrajudiciais de Maceió desde o dia 1º de agosto deste ano. O próximo passo será a implementação no interior do Estado.
 
Para o representante do Tabelionato do Único Ofício de Santa Luzia do Norte, José Bezerra, o sistema eletrônico pode causar desconforto a quem atua há muito tempo na atividade notarial, entretanto, é uma ferramenta essencial na atualidade.
 
“Nós teremos que manusear a tecnologia para poder utilizar o selo. Mas, eu creio que nós estamos sempre aprendendo. Podemos fazer um curso e, assim, conseguir manejar o sistema da melhor forma possível”. 
 
Participaram do encontro representantes dos cartórios de Arapiraca, Craíbas, Coruripe, Delmiro Gouveia, Feira Grande, Pão de Açúcar, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte.
 
Comarca de Arapiraca:
George da Rocha Leite - Cartório de Registro Civil do 3° Distrito de Canaã de Arapiraca;
Elza Ferreira de Queiroz - Cartório do único Ofício de Craíbas.
 
Comarca de Coruripe:
Dagmar Guimarães de Lima - Cartório de Registro Civil do Distrito de Poxim de Coruripe.
 
Comarca de Delmiro Gouveia:
Maria Helena Gomes - Cartório de Registro Civil do Distrito de Barragem Lesta de Delmiro;
Francinete Sá e Silva - Cartório de Registro Civil do Distrito de Barragem Lesta de Delmiro;
Enivaldo Oliveira de Souza - Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Delmiro – Alagoinha;
Helenice Maria da Conceição - Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Delmiro – Alagoinha;
Claudia Luzia Bezerra Pinheiro -  Cartório de Registro Civil e Notas do Distrito de Massapê de Feira  Grande.
 
Único Ofício de Pão de Açúcar:
José Teixeira Dias  - Cartório de Registro Civil da Vila Ilha do Ferro de Pão de Açúcar.
 
Único Ofício de Santa Luzia do Norte:
Nilton Bóia de Lima - Tabelionato do Único Ofício de Coqueiro Seco;
José Bezerra da Silva - Tabelionato do Único Ofício de Santa Luzia do Norte.
 
Fonte: CGJ/AL


Compartilhe