Em 28/04/2022

CCJC da Câmara dos Deputados tem novo Presidente


Por analisar todas as tramitações da Câmara, Comissão é a mais importante da Casa.


Foi eleito ontem, 27/04/2022, para Presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJC), o Deputado Federal Arthur Oliveira Maia (UNIÃO-BA), substituindo a Deputada Federal Bia Kicis (PL-DF) a única mulher a ocupar o cargo até o momento. A CCJC é a Comissão mais importante e disputada pelos partidos da Casa, tendo em vista que por ela passam todas as tramitações da Câmara dos Deputados.

Em declaração à Rádio Câmara, o Deputado afirmou que espera bastante trabalho, mesmo em ano encurtado pela disputa eleitoral. “Vamos fazer deste um ano grandioso para esta Comissão. Para que os temas, todos os que são necessários, eles sejam debatidos nesta comissão com altivez, com dignidade, apesar de este ser um ano eleitoral, apesar de todas as dificuldades que temos, fazer com que o tempo aqui seja um tempo louvável.”, disse Arthur Maia.

Segundo a informação divulgada, dos quase 10 mil projetos que aguardam análise pela CCJC, pouco mais de mil propostas já estão prontas para a pauta. Sobre o assunto, Maia declarou que a CCJC deve servir à Câmara dos Deputados e à produção legislativa e que não pode atuar “pensando em uma facção política”. Para o Deputado, existem projetos que vão estar em pauta com os quais não concorda, mas tem a obrigação de colocar em pauta. “Quem define é o plenário”, afirmou.

Também foram eleitos para os cargos de Primeira, Segunda e Terceira Vice-Presidências, respectivamente, os Deputados Federais Darci de Matos (PSD-SC), João Campos (REPUBLICANOS-GO) e General Peternelli (UNIÃO-SP).

Fonte: IRIB, com informações da Rádio Câmara (Paula Bittar).



Compartilhe