CADRI completa 25 anos e o IRIB participa das comemorações
Instituto foi representado por seu Conselheiro e ex-Presidente, Sérgio Jacomino.
O Colégio de Registradores da Propriedade e Mercantil da Espanha celebrou, em Madri, o 25º aniversário do Curso Anual de Direito Registral Ibero-Americano (CADRI) e o 10º aniversário do CADRI Mercantil. O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) esteve representado pelo conselheiro e ex-Presidente Sérgio Jacomino, que participou da programação comemorativa por delegação do Presidente do Instituto, José Paulo Baltazar Junior.
CADRI: Autoridades homenageadas nas comemorações de 25 anos. (Madri, 17/10/2026, CORPME)
O IRIB desempenhou um importante papel na história do CADRI, indicando candidatos aos excelentes cursos promovidos tanto na Espanha, em renomadas universidades e centros de estudos, quanto na América Latina, como Uruguai, Guatemala e Colômbia. Registradores, magistrados, acadêmicos brasileiros, foram acolhidos na prestigiosa comunidade de estudiosos de direito registral que se formou ao longo dos anos.
No transcurso do evento, a decana do Colégio de Registradores da Espanha, María Emilia Adán, convocou os participantes a continuarem trabalhando por um Registro a serviço da sociedade, acrescentando que a segurança jurídica é um princípio fundamental, pois sem segurança jurídica não há desenvolvimento humano.
Durante a cerimônia, foi feita a entrega de placas comemorativas a pessoas e instituições que tornaram possível o projeto: aos fundadores do CADRI e aos alunos, que já somam mais de 500; aos sucessivos diretores, professores, alunos, diretores de relações internacionais do Colégio de Registradores, às universidades colaboradoras e ao pessoal de apoio.
O que é o CADRI?
O programa anual do CADRI se desenvolve ao longo de três semanas, dividindo-se em uma parte teórica e outra prática.
Na parte teórica, estudam-se os diferentes sistemas registrais e os princípios hipotecários que sustentam a segurança do tráfego jurídico imobiliário. Também se analisa o papel da função registral como colaboradora das políticas públicas em matéria urbanística, ambiental e de prevenção à lavagem de dinheiro, com participação de especialistas em todas essas áreas.
Na parte prática, aprofunda-se a aplicação das novas tecnologias aos diversos âmbitos do Registro da Propriedade e Mercantil, como a apresentação por meio de plataformas, o registro eletrônico e georreferenciamento dos imóveis. Também são realizados workshops sobre as novidades legislativas de cada ano nos países participantes.
O curso CADRI foi iniciado em 2001, em Madri, sob o patrocínio da Fundação Carolina, e posteriormente passou a ser desenvolvido, já sob os auspícios da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), nas Universidades Pompeu Fabra de Barcelona e de Córdoba.
A partir de 2009, passou a ser realizado em cooperação com a Universidade Autônoma de Madri.
O curso também é ministrado nas sedes da Cooperação Espanhola em Cartagena das Índias (Colômbia), Antígua (Guatemala) e Montevidéu (Uruguai) – com o objetivo de facilitar a participação de profissionais desses países que tenham dificuldade de se deslocar até a Espanha.
IRIB entrevista Sérgio Jacomino
Fernando P. Méndez González, María Emilia Adán, Sergio Saavedra Morales e Sérgio Jacomino.
Boletim do IRIB (BI): Como foi rever os colegas e autoridades que criaram e promoveram o CADRI ao longo dos últimos 25 anos?
Sérgio Jacomino (SJ): Senti-me honrado e gratificado com a indicação do nosso Presidente, Dr. José Paulo Baltazar Junior, para aceder a este importante evento, marco comemorativo da história institucional dos registros imobiliários de nossos países. Além de tudo, foi uma viagem afetiva, de reencontros, de renovação dos vínculos de amizade, respeito e colaboração. Encontrei-me com velhos amigos, travei contato com novas lideranças, e pude ainda participar de importante aula sobre o impacto da IA (Inteligência Artificial) aplicada aos Registros de Propriedade.
BI: Qual o papel do CADRI na formação técnica e profissional dos registradores brasileiros?
SJ: Acompanhei a trajetória de inúmeros colegas registradores do Brasil que se formaram nas excelentes universidades espanholas, trazendo, para cá, o melhor que se produzia no grande centro de referência em direito registral que é a Espanha. Fui um entusiasta da iniciativa. Incentivei inúmeros colegas para que participassem, e os frutos foram preciosos. Basta pensar nas iniciativas de modernização do sistema registral brasileiro. Além dos registradores, muitos magistrados candidataram-se e foram sempre acolhidos no CADRI, o que acabou por favorecer a formação de uma comunidade de estudiosos de direito registral que criou vínculos de colaboração e reconhecimento da importância da matéria entre profissionais que interagem no microssistema do Registro Imobiliário no Brasil.
Em suma, o CADRI desempenhou o papel formativo para inúmeros profissionais que atuam no Registro de Imóveis brasileiro, disseminando boa doutrina e fundamentos para o fortalecimento da disciplina em nosso meio.
BI: Qual o futuro do CADRI?
SJ: Espero que o Curso Anual de Direito Registral Imobiliário alcance mais um quarto de século, disseminando o conhecimento, perscrutando o futuro, buscando reposicionar o Registro Imobiliário no cenário das grandes transformações tecnológicas que a sociedade contemporânea experimenta.
Resta uma palavra final. Conclamo os registradores brasileiros para que se inscrevam nos cursos que periodicamente se realizam no âmbito do CADRI, trazendo para cá as ricas experiências do contato com registradores de toda a América Latina e Espanha, o que sempre contribui para o desenvolvimento de nossas atividades.
Fonte: IRIB, com matéria e fotos de Sérgio Jacomino.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Decreto n. 12.689, de 21 de outubro de 2025
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Alienação fiduciária. Devedor fiduciante inadimplente. Dação em pagamento. Mora – formalização – requisito indispensável.
- Embargos de Terceiro. Penhora. Bem indivisível. Copropriedade. Devedor – constrição – quota-parte.
- Sob Lei do Distrato, é possível aplicar multa por desistência e taxa de ocupação de lote não edificado