Em 08/04/2022

Banco do Brasil lança CPR-Preservação


Objetivo é remunerar produtores rurais que preservem o meio ambiente.


O Banco do Brasil (BB), com o objetivo de apoiar produtores rurais na preservação do meio ambiente, lançou ontem, 07/04/2022, a Cédula de Produto Rural Preservação (CPR-Preservação). Nesta modalidade de crédito, o produtor rural poderá monetizar a área preservada em sua propriedade, tendo como lastro para o financiamento a vegetação nativa do imóvel rural. Segundo o BB, o novo título verde agregará valor aos produtos rurais.

Em notícia veiculada pela Agência Brasil, de acordo com o Presidente do BB, Fausto de Andrade Ribeiro, o novo instrumento tem um caráter inovador. “O Banco do Brasil estabelece um marco. Cria um parâmetro de repercussão mundial quando se fala em desenvolvimento do agronegócio e proteção do meio ambiente. Hoje anunciamos algo que reforça nossa parceria com os nossos clientes produtores rurais a partir de critérios que nos colocam na vanguarda mundial do crédito ambiental sustentável”, afirmou Ribeiro.

Por sua vez, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, presente à solenidade de lançamento, destacou que a CPR é tão inovadora que o Brasil está discutindo sua inclusão nas diretrizes ambientais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para ele, o certificado verde é o primeiro certificado de pagamento pela preservação de serviços ambientais.

Assista a solenidade de lançamento:

Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil.



Compartilhe