Em 08/10/2021

Ambiente virtual da CGJ reúne serviços cartorários e informações ao cidadão


Portal Extrajudicial também disponibiliza a listagem das unidades aptas a realizar mediação e conciliação em Alagoas.


Arte: Leonardo Ferreira
 
Arte: Leonardo Ferreira
 
É no Portal Extrajudicial, sistema desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL), que o cidadão pode encontrar todos os serviços essenciais aos cartórios extrajudiciais. O ambiente virtual reúne uma série de informações, ferramentas de consulta de autenticidade dos selos digitais, simulador de emolumentos e permite pesquisar endereço e contato de todas as unidades cartorárias de Alagoas.
 
Legislações atualizadas também podem ser consultadas no espaço eletrônico, como também portarias e provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça. Lá também consta a listagem pública dos cartórios que estão aptos para realizar conciliação e mediação, serviços essenciais à população na atualidade, na ótica do Corregedor Fábio José Bittencourt Araújo. 
 
“Centralizar todos esses serviços reduz a burocracia e facilita a vida do cidadão e daqueles que trabalham nos cartórios, que podem acompanhar os procedimentos protocolados. Além da celeridade e transparência dos atos, pois possibilita que os usuários confiram a autenticidade dos documentos com facilidade”, destaca Bittencourt.
 
A Consolidação Normativa Notarial e Registral, que orienta acerca das atividades inerentes aos cartórios, também pode ser consultada no canal. Os plantões extrajudiciais publicados pela Corregedoria são disponibilizados na plataforma, que também permite a consulta de informações sobre os selos, arquivos contendo os selos extraviados a nível nacional e as tabelas com os valores dos emolumentos.
 
O sistema é responsivo, com acesso por meio de desktop, tablet ou smartphone e apresenta uma série de vídeos orientativos sobre os serviços. Para sanar qualquer dúvida sobre os procedimentos, há uma equipe do Selo Digital que atua no prédio sede da Corregedoria, como destaca o coordenador Jonathan Araújo.
 
“O atendimento que fazemos é voltado aos cartórios, com apoio ao Selo Digital na parte técnica e gerência do sistema, como também aos usuários externos que têm dificuldades em consultar algum serviço, por exemplo. Na Corregedoria, nós realizamos atendimento interno, principalmente sobre a utilização do sistema e auxílio aos usuários. Além disso, contamos com uma equipe responsável pela manutenção e evolução da plataforma”, comenta Jonathan.
 
Fonte: CGJAL (Niel Antônio Rodrigues - Ascom CGJAL).
 


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