Em 04/07/2014

AGU cobra R$ 18,9 milhões de fazendeiro que desmatou 2.700 hectares de floresta amazônica


Procuradores explicaram que a atuação tem como objetivo educar e disciplinar a conduta de fazendeiros que exploram florestas nativas da Região Amazônica


A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou a Justiça para cobrar R$ 18,9 milhões devidos por fazendeiro. O valor é referente a multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pelo desmatamento ilegal de 2.700 hectares de floresta amazônica, na Fazenda Onça Preta.

Para obter os valores, a Procuradoria Federal no estado do Goiás (PF/GO) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/Ibama) ajuizaram ação de execução fiscal na semana para que os valores ingressem nos cofres públicos.

Os procuradores explicaram que a atuação tem como objetivo educar e disciplinar a conduta de fazendeiros que exploram florestas nativas da Região Amazônica, sem a devida importância com a obrigação constitucional de preservação do meio ambiente e cumprimento da legislação ambiental.

Na ação, os procuradores solicitaram que o juízo determine imediatamente a realização de consulta no Sistema Bacend Jud para verificar se existem valores em contas que possam ser bloqueados para assegurar o pagamento. As unidades informaram, ainda, que a quitação do débito pode ser feita de forma parcelada em até 60 vezes. O caso será acompanhado pela Justiça Estadual na Comarca de Barro Alto/GO.

Fonte: AGU

Em 4.7.2014



Compartilhe