Em 23/09/2016

1º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Araraquara completa 150 anos


Está à frente da serventia histórica o oficial registrador João Baptista Galhardo, grande colaborador do IRIB


O 1º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Araraquara/SP completou, no dia 12 de setembro, 150 anos de fundação. O registrador João Baptista Galhardo, grande colaborador do IRIB, está à frente do cartório desde outubro de 1950.

“É uma grande satisfação testemunhar por longo período a segurança da prestação de serviço jurídico das propriedades de Araraquara”, afirmou o registrador João Baptista Galhardo, que foi homenageado pelo Instituto nas comemorações dos seus 40 anos de fundação, durante do Encontro Nacional realizado em Porto Alegre, em 2014.

No dia da homenagem, em seu agradecimento, Galhardo ressaltou que “realmente veste a camisa do IRIB”, sendo colaborador da Consultoria do Instituto, atuando como revisor do IRIB Responde. “Tenho uma consideração muito grande pelo IRIB, tanto que quando lancei o meu livro “O Registro do Parcelamento do Solo”, cedi os direitos autorais para o Instituto para que fossem contratados quantos volumes fossem necessários para o número dos registradores imobiliários do Brasil”, relembrou.

Em 12 de setembro de 1866, o 1º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Araraquara deu início aos seus trabalhos. O primeiro a utilizar os serviços da serventia foi o histórico Barão de Itapetininga, a fim de registrar uma hipoteca e um penhor a seu favor, conforme registro nº 1 no livro 2A e no livro de Registro de Penhor. “Tudo o que é de bom nos serviços de imóveis, nós já temos aqui no cartório de Araraquara”, garante o oficial.

O IRIB, por meio de sua Diretoria e Conselhos, parabeniza o registrador de imóveis e os funcionários do cartório por tão importante data.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB, com informações da Anoreg-SP e da edição 351 do Boletim do IRIB em Revista

Em 22.09.2016



Compartilhe