Em 06/09/2011

TJSP: Workshop sobre eficiência nos cartórios alcança interior do Estado


Coordenadores e escreventes participaram do encontro que atingiu mais de 160 servidores de 16 cidades


A Secretaria de Primeira Instância (SPI) do Tribunal de Justiça de São Paulo encerrou hoje (5), em Guaratinguetá, o segundo ciclo de workshops sobre Eficiência dos Serviços Cartorários. O encontro contou com a presença de 52 pessoas entre coordenadores e escreventes das comarcas de Aparecida, Bananal, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Queluz e Roseira.

O segundo ciclo de workshops já foi realizado nas regiões de Taubaté, São Sebastião e São José dos Campos e atingiu mais de 160 servidores de 16 cidades.

Os seminários foram organizados para dar cumprimento ao objetivo nº 6 do Plano Estratégico do TJSP, que trata da otimização de rotinas de trabalho. Os participantes discutiram propostas para agilizar os tramites judiciais e administrativos e melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados cartorários.

A base dos workshops foi a troca de informações entre a SPI e as unidades do interior do Estado que, algumas vezes, em razão da distância, têm dificuldade para se comunicar com a direção do TJSP. A Secretaria levou dicas importantes para melhorar o dia a dia de trabalho dos servidores e falou, por exemplo, das centrais de mandados, da especialização das varas, do processamento em lote das execuções fiscais, da gestão documental e da NEP (Nova Estratégia de Produção), modelo de organização cartorária criado pela Corregedoria.

Em contrapartida, os funcionários apresentaram à equipe da SPI as dificuldades enfrentadas no interior do Estado. Os principais pontos discutidos foram o atendimento aos públicos interno e externo; o controle de prazos e a distribuição das atividades entre os servidores. Nas conversas, os participantes apontaram boas práticas que poderão ser replicadas em toda a Justiça de São Paulo para aprimorar a prestação jurisdicional.

Luciano Rodrigo Paes Leme, supervisor da 3ª Vara de Cruzeiro, disse que foi uma grata surpresa a realização do workshop. “Por algum tempo o Tribunal não deu atenção ao interior do Estado, mas agora estamos sendo contemplados com alguns seminários. São oportunidades para aprendermos coisas novas e para trocarmos experiência com os colegas das outras comarcas que vivem a mesma realidade que a nossa”, disse Leme.

Ele ainda ressaltou a necessidade constante de reciclagem no trabalho. “A gente faz as tarefas há tanto tempo e da mesma forma que nem nos damos conta de que pode existir um modelo melhor do que aquele que adotamos. O workshop serve também para abrir os nossos olhos, mostrar que há alternativas.”

O coordenador da área de normatização da SPI, Luiz Carlos Garcia Cardoso, que fez a abertura do encontro em Guaratinguetá, aproveitou a oportunidade para destacar mais uma vez a importância da colaboração de todos. “Estamos em processo de mudanças, temos um plano estratégico traçado até o ano de 2014 e vocês são parte do Tribunal de Justiça de São Paulo. Por isso, façam propostas, apontem os problemas do dia a dia e as soluções que vocês encontraram para essas dificuldades. A SPI é parceira de vocês. Estamos aqui para ouvi-los e fazer a interface com os outros setores e a direção da Corte”, afirmou.

O primeiro workshop realizado pela SPI aconteceu no final do ano passado em Santos e Peruíbe. Outros encontros são planejados para as demais circunscrições judiciárias, mas ainda não há datas definidas.

Fonte: TJSP

Em 06.09.2011



Compartilhe