Em 01/12/2021

SAEC transmite mais de 1 milhão de documentos


Serviço eletrônico foi lançado no dia 21 de setembro de 2021.


Administrado pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e com fiscalização pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ), o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC) é considerado um dos maiores sistemas eletrônicos de tramitação de documentos entre os Cartórios. Em pouco mais de um mês após o seu lançamento, a plataforma já transmitiu mais de 1 milhão de documentos.

Segundo a notícia divulgada pela Agência CNJ de Notícias, lançado em 21 de setembro deste ano e regulamentado pelo Provimento CNJ n. 89/2019, o SAEC tramitou, até o final de outubro, mais de 336 mil documentos que trataram de matrícula on-line; mais de 294 mil certidões digitais; mais de 174 mil documentos referentes à pesquisa de bens e 57 mil pedidos de ofício.

Segundo a Juíza Auxiliar da CN-CNJ, Maria Paula Cassone Rossi, em declaração feita durante o 87º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça (ENCOGE), “os números altos evidenciam o quanto esse serviço é procurado pelos usuários finais.” Ainda de acordo com a informação do CNJ, atualmente, o sistema, composto por 11 módulos, interliga unidades em 17 Estados, o que permite rapidez e segurança jurídica às transações vinculadas a imóveis, além de agilidade aos atos da Justiça, como, por exemplo, o arresto, o sequestro e as penhoras on-line de bens imóveis de origem ilícita, bem como apoio aos Serviços Extrajudiciais.

Leia a notícia completa.

Fonte: IRIB, com informações da Agência CNJ de Notícias (Paula Andrade).



Compartilhe