Em 19/01/2023

#RIBCast: podcast do RIB sobre os 180 anos do Registro de Imóveis no Brasil estreia neste sábado


Episódios abordarão temas relativos à atividade registral no país e no mundo, além de questões históricas e perspectivas para o futuro.


O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) lançará neste sábado, dia 21/01/2023, o podcast #RIBCast. Esta é uma das ações que serão realizadas ao longo do ano em comemoração aos 180 anos da atividade registral no Brasil. A data escolhida para a estreia, faz referência ao dia 21 de outubro de 1843, quando foi promulgada a Lei n. 317/1843, o primeiro marco legal da criação do Registro Geral de Hipotecas, ainda no reinado de Dom Pedro II, representando o primeiro regramento jurídico nacional sobre o registro de propriedades no país. A primeira temporada do programa transmitirá os episódios sempre no dia 21 de cada mês, até dezembro de 2023, tendo como tema central os “180 anos do Registro de Imóveis brasileiro”, e serão lançados no perfil do Registro de Imóveis no Spotify e também disponibilizados no Deezer e Youtube.

De acordo com Caroline Feliz Sarraf Ferri, diretora de Comunicação do RIB, Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) pelo Estado do Paraná e host do programa, “o #RIBCast é um dos primeiros produtos que estamos lançando nesse grande projeto de celebração da atividade registral. Teremos ao longo do ano inúmeras outras ações de comunicação com o objetivo de valorizar o Registro de Imóveis e a sua função social, bem como aumentar a visibilidade do trabalho feito pelos registradores.

Assista ao teaser:

 

Primeiro episódio

No primeiro episódio, Caroline Ferri conversará com o Presidente do RIB e Vice-Presidente do IRIB pelo Estado de São Paulo, Flaviano Galhardo; com o Coordenador Editorial da Revista de Direito Imobiliário (RDI) e autor do livro “História do Registro de Imóveis”, Ivan Jacopetti do Lago; e com o Oficial da 1ª Zona de Registro de Imóveis de Porto Alegre/RS, Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (ANOREG/RS) e Ex-Presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, a respeito da correlação entre a história do Registro de Imóveis e o desenvolvimento do Brasil.?

Professor Marco Salomão promoverá live especial sobre o tema

Com foco em promover o engajamento do público na ação, a live do professor Marco Salomão, no Instagram, desta sexta-feira, 20 de janeiro, às 6h37, será um especial de lançamento do #RIBCast para os mais de 183 mil seguidores do perfil @professor_salomao. A live contará com a participação de registradores influentes, que vão trazer mais informações sobre os 180 anos do Registro de Imóveis no país, além de contribuições relacionadas às suas áreas de atuação. Em suas redes sociais, o RIB continuará apresentando mais detalhes sobre a campanha comemorativa.

Além de Marcos Salomão, que atuará como Moderador da live, participarão João Pedro Lamana Paiva, Caroline Ferri e André Villaverde de Araújo, Oficial do 2º Registro de Imóveis de Recife/PE e 2º Tesoureiro do IRIB.

Sobre o RIB

O Registro de Imóveis do Brasil é uma entidade que reúne 22 associações estaduais de Registradores de Imóveis, representantes das cerca de 3,6 mil unidades de RI no país, e que tem a missão de fomentar, aprimorar e modernizar os serviços prestados pelos Oficiais de Registro, a quem incumbe garantir e proteger o direito à propriedade imobiliária em todo o país. Além disso, o RIB atua de forma a contribuir para o melhor ambiente de negócios, para a circulação do crédito e para o desenvolvimento econômico brasileiro, considerando que é por meio do Registro de Imóveis que indivíduos e empresas podem realizar investimentos e adquirir empréstimos usando suas propriedades imobiliárias como garantia, bem como os governos podem seguramente arrecadar impostos, viabilizando o fornecimento de infraestrutura e demais serviços públicos aos cidadãos.

Conheça as redes sociais do RIB:

Fonte: IRIB, com informações do RIB.

 


Compartilhe