Regularização Fundiária e Desmatamento Ilegal
IRIB publica mais um volume da Coleção IRIB Academia. Associados receberão gratuitamente seus exemplares em breve.
É com grande satisfação que o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) anuncia a publicação da obra intitulada “Regularização Fundiária e Desmatamento Ilegal”, de autoria de Luiz Rodrigo Lemmi. O livro integra uma série de publicações especialmente produzida para celebrar os 50 anos do Instituto e, com mais de 240 páginas, faz parte da Coleção IRIB Academia. A versão impressa será enviada gratuitamente, por via postal, aos associados do IRIB e a versão digital será disponibilizada em breve no site do Instituto, também com acesso exclusivo aos associados.
Com Prefácio de Vitor Frederico Kümpel, a obra é, em grande medida, a tese apresentada pelo autor para obtenção do título de Doutor em Direito e aborda como temas principais assuntos ligados à propriedade, Registro de Imóveis, cadastro, Regularização Fundiária e desmatamento ilegal.
De acordo com o autor, “mediante consulta e análise da bibliografia mais autorizada e atualizada, bem como sob a perspectiva de que atualmente se vive a pós-modernidade e existe um direito gravado na realidade, além do direito posto pelas leis, a tese procura alcançar os conceitos de propriedade, registro de imóveis, cadastro, imóvel irregular, regularização fundiária e desmatamento ilegal. O estudo justifica-se acima de tudo pela importância que a questão ambiental assumiu no mundo contemporâneo, o qual se encontra profundamente sensibilizado a tudo o que se refere à conservação ambiental. Obtidos os conceitos e suas definições, a tese procura relacioná-los e, mediante procedimento dedutivo, responder à indagação sobre as relações entre a regularização fundiária e o combate ao desmatamento ilegal, sempre tendo em vista que o registro de imóveis e o meio ambiente integram a estrutura na qual se desenvolve a atividade empresarial. Por fim, conclui-se o trabalho com a constatação de que a irregularidade fundiária contribui para o desmatamento ilícito e o fomenta, bem como que a correspondente regularização é uma medida necessária para o combate a essa ilicitude e para a preservação do meio ambiente no Brasil hoje.”
Com mais esta publicação, o Instituto cumpre um de seus objetivos estatutários, que consiste em contribuir para o aperfeiçoamento profissional, científico e jurídico de seus associados.
Associe-se ao IRIB
Não é associado ao IRIB? Não perca tempo e entre em contato com a Sra. Nadja ([email protected]) e informe seu nome, cidade, Estado e área de atuação. Ou, se preferir, ligue para (11) 99766-8182. Teremos o maior prazer em lhe informar as vantagens de se tornar associado ao Instituto!
Fonte: IRIB.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE FAZER SUA INSCRIÇÃO COM DESCONTO!
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- CGJPI instala comissão para solucionar questões fundiárias e lança projeto piloto
- CRA do Senado Federal aprova PL que trata de compensação de déficit de Reserva Legal
- PQTA 2025: ANOREG/BR lança campanha “Indique e Inspire”