Em 10/06/2021

Registradora de Imóveis de Belém/PA esclarece população sobre regularização fundiária


Jannice Amóras Monteiro é Registradora Titular do 3º Registro de Imóveis de Belém/PA.


Com a intenção de aproximar os serviços registrais da comunidade, a Registradora Titular do 3º Registro de Imóveis de Belém/PA e Membro da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (CPRI/IRIB), Jannice Amóras Monteiro, publicou trabalho intitulado “Regularização Fundiária: de que modo isso me afeta?”. A divulgação do texto ocorreu em dois jornais de grande circulação de Belém: O Liberal e Diário do Pará.

“Eu escrevi um artigo em uma linguagem simples e direta falando acerca de regularização fundiária. A repercussão está sendo ótima e foi muito bom contribuir de alguma forma. A ideia é poder oferecer esclarecimentos à população sobre a importância da regularização fundiária e dos serviços registrais. A regularização fundiária e o Registro de Imóveis são instrumentos garantidores da cidadania”, declarou Jannice Monteiro ao Boletim do IRIB.

Em seu artigo, a autora explica que a propriedade irregular não é passível de circularização financeira. Nas palavras de Jannice, “quando a sua propriedade está irregular e, portanto, sem registro no cartório de registro de imóveis competente os cidadãos e suas moradias são ‘invisíveis’, de modo que, em regra, não são contemplados com serviços de água, esgoto, planejamento quanto à paradas de ônibus, trânsito, mobilidade urbana e sustentabilidade, muitas vezes sem qualquer infraestrutura básica. Sem dizer que se você tem uma propriedade irregular e sem registro e precisar de um empréstimo bancário para reformar a sua casa ou investir em seu negócio, dificilmente irá conseguir ter acesso a qualquer linha de crédito bancário, eis que o banco exige o registro do imóvel em cartório para a constituição da garantia.”

Jannice Monteiro também já esclareceu a população acerca deste tema em outra ocasião. Conforme divulgado no Boletim do IRIB, a Registradora Imobiliária foi entrevistada pelo jornalista Mario Augusto em sua coluna semanal na Rádio Cultura FM. Na ocasião, a pauta da entrevista foram os impactos causados para a sociedade, economia e meio ambiente pela regularização fundiária urbana (Reurb).

Confira a íntegra do artigo publicado e ouça a entrevista.

Fonte: IRIB.



Compartilhe