Em 23/02/2024

Pesquisa aponta a existência de 51 milhões de hectares de imóveis rurais com sobreposição


Os dados foram obtidos pelo Observatório do Código Florestal.


A Agência Brasil publicou notícia informando que a rede Observatório do Código Florestal (OCF), cujo objetivo é monitorar a implementação da legislação florestal reunindo mais 40 entidades de todo o Brasil, divulgou dados de pesquisa realizada pela ferramenta “Termômetro do Código Florestal” apontando que 51 milhões de hectares de imóveis rurais se sobrepõem a terras indígenas e quilombolas, Unidades de Conservação, florestas públicas e assentamentos.

De acordo com a Agência, o Termômetro é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria com outras instituições. O OCF utilizou a nova versão para realizar os cálculos e obter os dados identificando que, “somente em relação às florestas públicas não destinadas, o perímetro em que se identificam sobreposições de propriedades rurais já passa dos 15 milhões de hectares. O estado com maior concentração, nesse caso, é o Amazonas, que possui uma área de mais de 13 milhões de hectares.

Já as sobreposições que envolvem territórios tradicionais “equivalem a 12% do total verificado (4,8 milhões de hectares). As comunidades quilombolas 993 mil hectares, correspondentes a 2,5%.

Por fim, a notícia indica que, em relação à área de Reserva Legal, “uma parcela de 78% está concentrada em somente dois biomas: Amazônia (48%) e Cerrado (30%). O perímetro, nesse caso, é de 87 milhões de hectares.

Saiba mais sobre o Observatório do Código Florestal e sobre o Termômetro do Código Florestal.

Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil.



Compartilhe