Em 08/10/2025

ONR reforça cooperação com a CGJ/TO


Operador participou do “II Encontro dos Registradores, dos Tabeliães e da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins”.


O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), representado por seu Presidente, Juan Pablo Correa Gossweiler, participou do “II Encontro dos Registradores, dos Tabeliães e da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins”, realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/TO). Na ocasião, o Operador apresentou os desdobramentos do Provimento CN-CNJ n. 195/2025 e seus efeitos práticos para a rotina dos Registros de Imóveis, enfatizando a padronização de procedimentos, interoperabilidade e segurança registral.

De acordo com a notícia publicada pelo ONR, durante a abertura do evento, Gossweiler consolidou os pontos centrais de sua apresentação afirmando que foram trazidos ao debate “temas diretamente ligados ao Provimento 195 do CNJ, incluindo o IERI-e e o SIG-RI, os procedimentos de regularização de acervos e aspectos que precisam estar presentes no dia a dia das serventias: novos requisitos das matrículas, restauração e suprimento, além da identificação de duplicidades matriciais e materiais.

A notícia destaca que a presença do Operador no evento “dialoga com a necessidade de convergência entre diretrizes nacionais e realidades locais. Ao levar a campo a agenda do Provimento 195, o Operador busca reduzir assimetrias informacionais e orientar a implementação de padrões que elevem a confiabilidade dos dados, qualifiquem o atendimento e facilitem a integração entre plataformas. Na prática, significa tratar de requisitos de matrícula, saneamento de acervos e racionalização de rotinas sob um mesmo marco de interoperabilidade, com impactos diretos na governança do mercado imobiliário e na proteção do usuário do serviço.

Também esteve presente no II Encontro a Diretora do ONR e Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Tocantins (ANOREG/TO), Rachel Barbosa Lopes Cavalcante Tirello. “Nós, que somos parceiros do Judiciário, estamos para fazer do nosso serviço um exemplo para todos os Cartórios do país. E nisso encontramos o apoio do TJTO como parceiro e fiscalizador do nosso serviço. Promover encontros como este ressalta a importância que o Tribunal de Justiça dá à nossa classe”, declarou Tirello, que ressaltou a dimensão federativa do trabalho e a importância do diálogo permanente com o Poder Judiciário.

De acordo com o Operador, “a realização do evento em Palmas agrega à estratégia do ONR de aproximar diretrizes normativas e execução cotidiana, sustentando uma agenda de formação continuada e suporte técnico que permita a evolução dos serviços sem perda de lastro jurídico. Ao tratar de IERI-e e SIG-RI, de regularização de acervos e de duplicidades, o Operador atua como vetor de harmonização procedimental e de qualificação informacional, elementos indispensáveis para a confiabilidade do Registro de Imóveis no país.

Fonte: IRIB, com informações do ONR.



Compartilhe