Em 02/09/2016

Noite de autógrafos marca lançamento de livro em homenagem às Varas de Registros Públicos de SP


A obra "Regularização Fundiária Urbana - Jurisprudência Paulista" foi coordenada pelo desembargador Ricardo Dip


A publicação foi coordenada pelos juízes Marcelo Benacchio, titular da 2ª Vara de Registros Públicos de São Paulo, e Tânia Mara Ahualli, titular da 1ª Vara de Registros Públicos da Capital; e apresentada pelo presidente da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Ricardo Henry Marques Dip.
 
O livro conta com a organização de Quiela Rocha Carmona dos Santos, mestre em Justiça, em Empresa e Sustentabilidade, especialista em Direito Tributário, e também com a participação de diversos notários e registradores, advogados, juízes e desembargadores.
 
Segundo o desembargador, a ideia do livro foi juntar pessoas que estão iniciando na literatura jurídica. “Coordenei a pesquisa de jurisprudência paulista sobre a regularização fundiária. É um tema importante para o país e essa jurisprudência estava muito esparsa, pois havia uma certa dificuldade em encontrá-la. Graças a juíza Tania Ahualli foi possível reunir e o resultado foi este livro muito valioso, um documento importante e estimulante”, concluiu.
 
A juíza Tânia Mara Ahualli, coordenadora do livro, conta que a iniciativa surgiu em comemoração aos aniversários das varas de registros públicos. “O doutor Marcelo Benacchio e eu montamos um dia comemorativo aos 40 e 50 anos das Varas de Registros Públicos e surgiu a ideia de juntar todos que passaram pela área para escrever uma obra coletiva. Cada autor sugeriu o seu tema de acordo com a sua especialidade. São temas inéditos e atuais e creio que fará uma grande diferença para quem estuda notas e registros”, disse a juíza.
 
Já o juiz Marcelo Benacchio enfatizou a grande importância do lançamento do livro como um trabalho para destacar as Varas de Registros Públicos. “Nas Varas de Registros Públicos, as decisões não são das varas, mas de todos os registradores, de todos os tabeliães, de todas as pessoas da comarca de São Paulo, então esse livro representa o trabalho de nós todos em uma única comunicação. A ideia é começar um movimento acadêmico, de novas pesquisas, de novas questões”, compartilhou.
 
O desembargador Ricardo Dip finalizou a apresentação dizendo que o livro é um trabalho bastante prático, porque se dirige à atuação no dia a dia dos serviços, resultado de coleta de dados, mesclando a técnica com a prática. 
 

Fonte: Anoreg/SP

Em 1º.9.2016

 



Compartilhe