Em 27/01/2021

NEAR-lab + IRIB – uma parceria de resultados


Série de vídeos ressalta a importância da Computação Cognitiva e o Registro de Imóveis.


Por Sérgio Jacomino
 
     O NEAR – Núcleo de Estudos Avançados do Registro Eletrônico de imóveis nasceu em 2016 no bojo dos projetos desenvolvidos na ABDRI – Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário (Portaria 1/2016).
 
     Assumindo a Presidência do IRIB, convidei a engenheira mecatrônica Adriana J. Unger para coordenar o NEAR, incubando as iniciativas de inovações tecnológicas aplicadas ao Sistema Registral brasileiro, dando início ao Projeto NEAR-lab e à série de eventos cuja divulgação iniciamos nesta edição do Boletim do IRIB.
 
     A conjugação dos interesses e esforços culminou com a POC – Prova de Conceito do SREI, cujo documentário pode ser visto aqui: https://near-lab.com/2020/02/14/poc-srei/. Trata-se de uma bela obra realizada em parceria entre o IRIB e o NEAR-lab.
 
Computação Cognitiva e o Registro de Imóveis
 
     No dia 2 de agosto de 2017 convidamos Antônio Carlos Alves Braga Jr. (TJSP), Caleb Matheus Ribeiro de Miranda (NEAR-lab/IRIB), Flávio Soares Corrêa da Silva (USP) e Guilherme Novaes Procópio de Araújo (Watson/IBM) para discutir um tema que a muitos soava futurístico: Computação Cognitiva e o Registro de Imóveis.
 
     Como disse o Dr. Alves Braga Jr., a iniciativa do evento foi prospectar o terreno para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao mundo do Direito e, especialmente, ao Registro Imobiliário do Brasil.
 
     Agradeço ao Presidente Jordan F. Martins a abertura do canal do IRIB para divulgação desse importante material, desejando aos jovens registradores que se dediquem à reflexão e à prática da modernização do sistema registral brasileiro.
 
     Sérgio Jacomino.
 
     Confira abaixo cada um dos episódios. A playlist completa pode ser acessada diretamente aqui.



Compartilhe