Em 01/10/2025

MapBiomas aponta que, em 40 anos, o cerrado brasileiro perdeu 28% da vegetação nativa


Perda chega a 40,5 milhões de hectares.


Um estudo realizado pela MapBiomas, rede ambiental que envolve universidades, organizações não governamentais (ONGs) e empresas de tecnologia, revelou que em 40 anos, o cerrado brasileiro perdeu 28% da vegetação nativa, totalizando uma área de 40,5 milhões de hectares. Os dados deste estudo foram divulgados hoje, 1º/10/2025.

Segundo a notícia publicada pela Agência Brasil, “essa mudança somada ao que já havia sido transformado antes do período entre 1985 e 2024, resulta em uma transformação total de quase metade, 47,9%, do Cerrado.

A matéria ainda informa que “a maior parte da vegetação nativa remanescente está concentrada na região dos estados do Maranhão, Tocantins, de Piauí e da Bahia, também chamada de Matopiba. Juntos, os quatro estados respondem por 30% do Cerrado brasileiro.” Contudo, a notícia indica que o Matopiba perdeu 15,7 milhões de hectares em 40 anos.

Além disso, de acordo com a Agência, “imóveis rurais e terras ser registro também são menos preservadas, com a manutenção de apenas 45% e 49% respectivamente.

A íntegra da notícia pode ser lida aqui.

Fonte: IRIB, com informações da Agência Brasil.



Compartilhe