Em 24/02/2014

Incra e Ipam entregam CAR a assentados em Aveiro/PA


Foram concluídos procedimentos relativos ao Cadastro Ambiental Rural em 41 lotes do assentamento Cristalino II


O Incra e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) concluíram os procedimentos relativos ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) em 41 lotes do assentamento Cristalino II, localizado no Município de Aveiro (PA).

O registro impresso do CAR, emitido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do estado do Pará, foi entregue na quinta-feira (20/2) às famílias beneficiadas. A solenidade ocorreu na comunidade Bom Jesus, no assentamento Cristalino II. O superintendente do Incra no Oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro, e dois servidores – Rubens François e Marcelo Fernandes – representaram a autarquia. Técnicos do Ipam e gestores municipais de Aveiro também estiveram presentes.

A elaboração de CAR no assentamento foi viabilizada em razão de um acordo de cooperação técnica assinado entre o Incra e o Ipam, que está em vigência desde abril de 2012. A parceria não prevê repasses financeiros, mas apenas a troca de informações e apoio institucional do Incra ao Ipam em ações de sustentabilidade.

1.300 CAR

O trabalho do Ipam no Cristalino II é financiado pelo Fundo Amazônia e integra o projeto Assentamentos Sustentáveis na Amazônia, do qual também são beneficiárias famílias dos assentamentos Moju I e II, nos municípios de Mojuí dos Campos e Placas , e Bom Jardim, no município de Pacajá.

A meta do projeto é entregar 1.300 CAR nos três assentamentos. As famílias do Cristalino II foram as primeiras a receber o documento.

Edivan Carvalho, coordenador técnico do Ipam no município de Itaituba, destaca que o recebimento do CAR abre ao assentado novas oportunidades, entre as quais, o acesso a créditos bancários e a legalização de atividades produtivas, como a criação de animais.

O CAR

É um cadastro eletrônico obrigatório a todas as propriedades e posses rurais. Os dados informados, como os limites da área e a cobertura florestal existente e a recuperar, são declaratórios.

O CAR é a uma das ferramenta de adequação ambiental que auxilia no combate ao desmatamento ilegal e no monitoramento de áreas em restauração.

Fonte: Incra
Em 21.2.2014



Compartilhe