Em 12/01/2024

Comissão aprova projeto que acrescenta prioridades ao programa Minha Casa, Minha Vida


O texto ainda precisa ser analisado, em caráter conclusivo, pela comissão de Constituição e Justiça.


Lêda Borges fala durante reunião de comissão

Lêda Borges relatou a proposta (Foto: Carolina Souza / Câmara dos Deputados)

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei prevendo o atendimento prioritário no programa Minha Casa, Minha Vida a famílias com pessoas que realizaram transplante de órgãos ou que estão na lista única de transplante de órgãos e tecidos.

A proposta muda a Lei 14.620/23, que retoma o programa habitacional, e prevê prioridade para famílias, entre outras, nas seguintes situações:

  • que estejam sob responsabilidade de mulheres;
  • que tenham algum integrante com deficiência;
  • que estejam desabrigadas ou residentes em áreas de risco ou insalubres.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Lêda Borges (PSDB-GO), ao Projeto de Lei 6095/13, do ex-deputado Valadares Filho (SE).

Nova legislação

O substitutivo exclui a medida prevista no texto original que garantia prioridade a famílias com pessoas de 15 a 29 anos (definidas como jovens pelo Estatuto da Juventude) com acesso reduzido a serviços de educação, cultura, esporte e lazer.

Segundo a relatora, a mudança tem o objetivo de adaptar o texto à nova legislação (Lei 14.620/23), que já garante prioridade no atendimento do programa habitacional a famílias com crianças ou adolescentes.

Proximidade ao local de trabalho

O texto aprovado também inclui entre os critérios de prioridade a proximidade entre o empreendimento e o local de trabalho do potencial beneficiário, o que, de acordo com Lêda Borges, "favorece a dinâmica de deslocamento nas cidades, em linha com as melhores práticas de mobilidade urbana".

Outros critérios previstos são o tempo de residência do beneficiado no município e a existência de pessoa com doença crônica incapacitante para o trabalho, comprovado por laudo médico, na família.

O substitutivo também prevê que o Poder Público local terá a responsabilidade de instalar ou ampliar, nas áreas alcançadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, equipamentos de educação, cultura, esporte, saúde, lazer e transporte público.

Tramitação

O projeto ainda precisa ser analisado, em caráter conclusivo, pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Rodrigo Bittar

Fonte: Agência Câmara de Notícias.



Compartilhe