Em 15/09/2022

ANOREG/BR promove Coquetel de Posse para celebrar a eleição da nova Diretoria Executiva


Evento também foi marcado pela inauguração da Biblioteca, do Museu e da nova sede da ENNOR. IRIB esteve presente.


Foi realizado na noite de ontem, 14/09/2022, em Brasília, pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), o Coquetel de Posse para celebrar a eleição da nova Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética da Associação, bem como a inauguração da Biblioteca, do Museu Nacional de Notários e Registradores e da nova sede da Escola Nacional dos Notários e Registradores (ENNOR), mantida pela ANOREG/BR e pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR). O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), representado por seu Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa, esteve presente.

Segundo as informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação da ANOREG/BR, o Presidente eleito, Rogério Portugal Bacellar, proferiu discurso voltado à união da atividade e ao trabalho conjunto de notários e registradores em prol do desenvolvimento da atividade extrajudicial: “Preciso de todos vocês para que possamos fazer uma gestão forte. Que trabalhemos unidos, que tenhamos dedicação, garra e muita vontade de fazer diferente e fazer melhor. Que as diferentes especialidades trabalhem unidas com a Anoreg/BR e, quando houver assuntos divergentes, que possamos sentar e buscar o entendimento”, afrmou. Bacellar ainda destacou a união da Anoreg/BR e da CNR. “As duas marcas caminharão unidas em prol de nossa atividade”, declarou o Presidente de ambas as entidades. A cerimônia também empossou os demais membros da Diretoria executiva: Ari Álvares Pires Neto (Primeiro Vice-Presidente), José Marcelo de Castro Lima Filho (Segundo Vice-Presidente), Germano Toscano de Brito (Secretário-geral), Mc Arthur Di Andrade Camargo (Diretor Financeiro) e Moema Locatelli Belluzzo (Diretora Financeira Adjunta). Os demais membros que compõe a nova diretoria eleita tomaram posse diretamente na secretaria da entidade após a cerimonia oficial. O Vice-Presidente do IRIB também integra a nova diretoria, sendo empossado como um dos membros titulares do Conselho Fiscal da entidade.

Diversas autoridades participaram da cerimônia. Dentre elas, a ex-Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Uille Gomes. De acordo com Maria Tereza, “a ANOREG/BR terá um futuro brilhante, com muitos projetos a construir e o empenho e trabalho do Rogério, que todos nós já conhecemos e sabemos de sua dinâmica.

Inaugurações

Além da posse da nova Diretoria, o evento também celebrou inauguração da sede da ENNOR, da Biblioteca da entidade e do Museu Nacional de Notários e Registradores simultâneamente. “Atendemos a uma demanda do Ministério da Educação (MEC) e também estamos valorizando a história de nossa atividade”, disse Bacellar no ato de inauguração, que foi realizada ao lado do Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Desembargador José Cruz Macedo; do Vice-Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, e da ex-Conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille Gomes.

O espaço, denominado Antônio Soares Penteado, homenageia um importante nome da atividade notarial e registral brasileira, que esteve presente em momentos cruciais do segmento e profundo conhecedor e estudioso da prática diária e jurídica. No Museu podem ser encontradas máquinas antigas, documentos históricos de leis, normas e fundações, além de registros históricos de pessoas que marcaram época no Brasil ou que simbolizaram momentos icônicos da trajetória nacional, como a escravidão, a república e o império.

Por sua vez, a ENNOR conta com uma ampla sala de aula, com capacidade para mais de 50 alunos e que receberá treinamentos presenciais constantes promovidos pela entidade. A estrutura ainda dispõe de dois espaços voltados à literatura extrajudicial, com a possibilidade de consultas de obras em meio físico e também digital.

Hino dos Notários e Registradores do Brasil

A cerimônia também foi marcada pelo lançamento do Hino dos Notários e Registradores do Brasil, composto por Chico da Silva, cantor e compositor de letras de toadas na região Amazônia. O projeto foi criado por Bacellar e pelo Vice-Presidente da ANOREG/BR, José Marcelo de Castro Lima Filho, em parceria com Chico da Silva.

Segundo José Marcelo, o Hino, fruto de um trabalho de 12 meses, “simboliza, por intermédio de uma canção, a história, a missão e a importância dos notários e registradores para o desenvolvimento do país e do povo brasileiro e deve ser encampado nos eventos solenes de todas as atribuições, transmitindo o espírito de união tão necessário ao fortalecimento institucional da nossa atividade”.

Conheça a letra do Hino dos Notários e Registradores do Brasil:

Hino dos notários e registradores do Brasil

Viva a história dos notários e registradores do Brasil

Honra e glória pros notários

E registradores do Brasil

Patriotas imbuídos da missão

De lavrar, de proteger e resguardar

A história oficial de uma nação

De um povo valoroso, aguerrido

E sem igual

Um país pra nossa gente se orgulhar

Com justiça social, nós queremos construir

Mantendo e regulando a segurança em sociedade

Um direito justo ideal

Somos uma força, poderosa

Escrita em livros e pendões

Interligando todos os rincões desse país

Uma força motriz

Sublime a se espraiar

Por entre montanhas

Selvas e rios,

Somos os cartórios do Brasil

Vinde esperança, vinde bravura

Com fé e devoção

Lutemos pela paz,

Enquanto cidadão, união,

Pela nossa pátria mãe

Viva a história gloriosa dos notários e registradores do Brasil.

Chico da Silva

Veja mais algumas fotos do evento:

Saiba mais:

Fonte: IRIB, com informações da Assessoria de Comunicação da ANOREG/BR e fotos de Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa.



Compartilhe