BE3234
Compartilhe:
JORNAL DE PIRACICABA – 2/2/2008
Portal da Prefeitura tem mapa georreferenciado
O portal da Prefeitura de Piracicaba na internet (www.piracicaba.sp.gov.br) disponibilizou nesta semana acesso ao mapa georreferenciado do município, que traz informações cadastrais on line de todos os mais de 141 mil imóveis registrados na cidade –– cerca de 106,2 mil construções (casas, prédios e barracões) e 35 mil terrenos. A consulta ao mapa, segundo o secretário municipal de Finanças, José Admir Moraes Leite, deve facilitar principalmente o trabalho de profissionais que atuam em empresas de engenharia, em imobiliárias e cartórios, que não precisarão mais se deslocar até o Centro Cívico em busca dos dados. “Não sabemos o número exato de pessoas que buscam este tipo de dado, mas a procura é diária.”
O link que dá acesso ao mapa, elaborado com imagens de satélite, fica no lado direito da página na internet. Ao clicar no ícone, uma nova página será aberta com o mapa da cidade. Em alguns computadores, será necessária, no primeiro acesso, a instalação de um programa específico, que é oferecido na própria página. No mapa, o internauta poderá encontrar o endereço buscado ampliando a imagem da representação cartográfica com o mouse ou digitando informações como o nome da rua, setor e o bairro em campos específicos no canto superior direito do documento. Assim que encontrar o imóvel, o usuário do sistema poderá conferir as seguintes informações cadastrais atualizadas: número da inscrição, nome do proprietário, endereço completo, CEP (Código de Endereçamento Postal), área total do terreno, área construída e a zona venal em que está incluído. O dispositivo também permite visualizar eventuais processos atrelados ao imóvel e o cartório em que ele está registrado. O mapa georreferenciado está no ar desde a última segunda-feira em caráter experimental. “Além das informações cadastrais, outro aspecto importante é a possibilidade de uso como ferramenta de planejamento”, afirmou Leite, destacando que a medida integra o plano de desburocratização da máquina implementado pelo município.
Sobre imagens de satélite tiradas em 2005, servidores do cadastro técnico e do banco de dados da Secretaria de Finanças, juntamente com técnicos do centro de informática da prefeitura, determinaram o traçado da área de cada imóvel, num trabalho que se estendeu por dois anos. O engenheiro civil Nilson Ferraz de Arruda, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba, comemorou a novidade. “Toda e qualquer ferramenta que venha a facilitar o acesso público às informações é bem-vinda”.
(Jornal de Piracicaba/SP, Seção Capa, 2/2/2008).
Últimos boletins
-
BE 5868 - 11/07/2025
Confira nesta edição:
CONHEÇA A COOPNORE UNICRED: UMA DAS PATROCINADORAS DO L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL! | Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Quase metade das Serventias que participaram do “Raio-X dos Cartórios” realizam ações ambientais | Pela primeira vez, Censo mapeia moradores em Unidades de Conservação | Registradora de Atalaia do Norte/AM representa Cartórios em Conferência Municipal | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Chat GPT e os cartórios: A função notarial diante da revolução da inteligência artificial – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJRS | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5867 - 10/07/2025
Confira nesta edição:
VHL SISTEMAS É UMA DAS PATROCINADORAS DO L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL! | Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Diário Registral: RIB publica Aviso Circular n. 02/2025 | Senado Federal aprova prorrogação de prazo para ratificação de imóveis rurais em faixa de fronteira | CRA do Senado Federal aprova PL n. 2.374/2020 que permite a compensação de déficit de reserva legal em propriedades rurais | Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: O Registro na Era Digital: conheça a obra que homenageia o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre | Contrato de permuta imobiliária – por Debora Cristina de Castro da Rocha e Edilson Santos da Rocha | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5866 - 08/07/2025
Confira nesta edição:
ATENÇÃO: IRIB suspenderá expediente em decorrência de feriado estadual | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: não deixe de conhecer as belezas de Manaus! | IRIB encaminha RDI n. 98 para associados | CRE do Senado Federal vota pelo adiamento do prazo para ratificação de imóveis rural em faixa de fronteira | Usucapião: para STJ, uso produtivo da propriedade vale mais do que sua localização | RARES-NR desenvolve material exclusivo sobre os 17 ODSs | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | O alcance do art. 185 do CTN nas alienações sucessivas: Reflexões sobre o REsp 1.141.990/PR – por Natália Bueno | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Serventias Extrajudiciais. Colaborador – uso de dispositivos pessoais – cuidados.
- CONHEÇA A COOPNORE UNICRED: UMA DAS PATROCINADORAS DO L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL!
- Registradora de Atalaia do Norte/AM representa Cartórios em Conferência Municipal