BE3347

Compartilhe:


Curso de Direito Registral Imobiliário


Modalidade: Curso Presencial e à Distância (EAD).
Público: Profissionais do Registro e das Notas, além de outros profissionais do Direito e estudantes interessados na área registral.

“Um programa de imersão total que irá proporcionar uma real vivência em relação aos conceitos fundamentais do Direito Registral Imobiliário”

Elaborado a partir da experiência profissional de uma ilustre comunidade de estudiosos e cultores do Direito Registral Imobiliário Pátrio, o curso vai permitir aos participantes um verdadeiro mergulho na teoria e prática registrais.

Além de um importante e diversificado conteúdo teórico abrangendo as principais questões registrais, os participantes terão a oportunidade de interagir durante os debates com profissionais de larga experiência, que tratarão em profundidade e no detalhe, cada um dos tópicos apresentados, contribuindo para a construção do conhecimento prático-teórico do sistema registral brasileiro.

Informações gerais e inscrições: www.uniregistral.com.br

Ricardo Dip avalia o Curso de Direito Registral Imobiliário
 
O Boletim Eletrônico do Irib entrevistou o des. Ricardo Dip que expôs sua grande expectativa em relação a este curso. Confira abaixo.

BE - Como o Sr. avalia o novo Curso da UniRegistral?

RD - Por mais que eu viva, com as palavras de Dante, o meridiano da vida, muito me empolgam as experiências de estudo que, na sua exterioridade franciscana mais genuína, guardam uma fundada esperança de atingir alguma coisa da verdade a que todos tendemos. Num desses episódios que chamamos de "acaso" (esclareço: é um dos nomes humanos da Providência do bom Deus), relia ontem um estudo de Beltrán de Heredia sobre a vida e a obra de Francisco de Vitoria, de quem se disse ter sido um Sócrates moderno. O que ora interessa dizer é que ali se expunha o conceito de  relectio. E eu me dei conta de que a UniRegistral está promovendo uma  relectio de Direito registrário...

BE - O Sr. poderia explicar melhor?

RD- Está bem: uma  relectio, uma relectio acadêmica, ao modo como se proferiu, p.ex., a Relectio de Indis de Vitoria, não é uma recapitulação de matéria já tratada, mas uma dissertação em que se volta às lições já meditadas e proferidas: é, de algum modo, uma repetição, mas uma repetição (ou relección, em castelhano, uma "relição") que estende e aprofunda, colhe os frutos maduros que antes se haviam semeado. Enfim, a relectio é um gênero literário e paideico que se praticava nas Universidades de Bolonha, de Montpellier, de Avignon, de Orleans e, entre outras, de Salamanca, onde a ditou Francisco de Vitoria.

BE - Como essa relectio se aplicará no Curso da UniRegistral?

RD - A relectio pode ser mera repetição, mas, é esta a expectativa que tenho para o Curso da UniRegistral, pode ser também uma extensão e um aprofundamento de questões já versadas e que, na larga indeterminação de suas virtualidades, reclamam novas meditações. Isso, sobretudo, esse (permitam-me esta aspiração) "ganho de verdade" é possível fundadamente esperar quando se congregam uma audiência competente e um grupo de professores experienciados, unidos por um método prudente.

BE - Como o Sr. avalia essa audiência?

RD- Ah! Muito bem, oportuna essa pergunta, porque eu falei numa "audiência competente". Sabem que coisa é uma audiência competente? Uma audiência que tenha orelhas e, mais que elas, tenha coração. Um pouco de orelhas para ouvir e muito de coração, isto é, muito da vontade de aprender. Essa é a audiência ideal, é a audiência competente. O resto é matéria que se deve esperar dos professores e do método da relectio.

BE - Fale-nos, por favor, dessas duas expectativas...

RD- Consideremos nosso primeiro módulo: o que se projeta, na primeira reunião (a de 6ª feira), é uma exposição conjunta de quatro professores. É um colóquio sobre temas que todos nós já versamos. Pensa-se, com isso, extrair dos Drs. José Renato Nalini, Vicente de Abreu Amadei e Flauzilino Araújo dos Santos, reconhecidas autoridades no mundo do Direito e na região do Direito registral, suas concordâncias e dissonâncias. A idéia é que dessa conversa, dessa relectio coloquial, surjam claramente o estado histórico e o atual de muitas questões do Registro de Imóveis, bem como se apontem as respostas possíveis (e as impossíveis), as que convenham e as objetáveis. Ora, isso é exatamente o modo crítico de transferência de um patrimônio. (A esse propósito, como para ali se convocam os reservistas, incluídos os do meridiano da vida, também estou alistado: um dia, com mais tempo, eu contarei por que razão me sinto, nesse quadro, como se guerreasse na Batalha de Garellano).


Módulo 1. Princípios de Direito Registral - I.
20 de junho das 18h às 22h e 21 de junho das 9h às 18h

Tema para discussão e debate: O Direito Registral se esgota na norma?

Professores

Des. José Renato Nalini
Des. Ricardo Dip
Dr. Vicente de Abreu Amadei
Dr. Flauzilino Araújo dos Santos

Debatedores

Des. Narciso Orlandi Neto
Dr. João Baptista Galhardo
Dr. Sérgio Jacomino

Módulo 2. Princípios de Direito Registral – II
27 de junho das 18h às 22h e 28 de junho das 9h às 18h

Tema para discussão e debate: Princípios registrais e a qualificação de títulos judiciais. Desenvolver o tema da ordem judicial em face dos princípios do Registro Imobiliário.

Professores

Des. José Renato Nalini
Des. Ricardo Dip
Dr. Vicente de Abreu Amadei
Dr. Flauzilino Araújo dos Santos

Debatedores

Dr. Alexandre Laizo Clápis
Dr. Flaviano Galhardo
Dr. Francisco Ventura de Toledo

Módulo 3. O estatuto Profissional do Registrador Imobiliário.
04 de julho das 18h às 22h e 05 de julho das 9h às 18h

Tema para discussão e debate: A sucessão nos cartórios.

Professores

Des. Kioitsi Chicuta
Des. Ricardo Dip
Dr. Celso Fernandes Campilongo
Dr. Diego Selhane Perez

Debatedores

Des. José de Mello Junqueira
Dr. Sérgio Jacomino
Dr. Alexandre Augusto Arcaro
Dra. Patrícia Ferraz

4. Direito formal e material – o que se inscreve e como se inscreve.
11 de julho das 18h às 22h e 12 de julho das 9h às 18h

Tema para discussão e debate: Registro de títulos que versem sobre direitos pessoais. Dar exemplos e justificar a opção do legislador.

Professores

Dr. Marcelo Martins Berthe
Dr. Everaldo Augusto Cambler
Dr. Sérgio Jacomino
Dr. Márcio Pires de Mesquita

Debatedores

Des. José de Mello Junqueira
Dra. Tânia Mara Ahualli
Dr. Flauzilino Araújo dos Santos
Dr. Mário Pazutti Mezzari

Investimento:

Presencial: R$1.800,00 -  Online: R$1.000,00

Vagas Limitadas. Faça agora a sua inscrição!

Local: Hotel Pergamon

www.pergamon.com.br

Rua Frei Caneca, 80 – Consolação
São Paulo - Brasil - CEP: 01307-000
Tel.: 55 (11) 3123.2021

Maiores informações: [email protected]

Informações gerais e inscrições: www.uniregistral.com.br

Realização:
 
Uniregistral
 
Apoio:
 
Arisp, ArispAR, Circulo Registral e Irib



Últimos boletins



Ver todas as edições