BE4245

Compartilhe:


BE4245 - ANO XIII - São Paulo, 19 de março de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
 

32º encontro Regional: inscrições somente no local do evento
Associados ao IRIB, à Anoreg/BA e ao Sinpojud têm desconto na taxa de inscrição

Interessados em participar do 32º Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis, que ocorrerá em Salvador/BA de 21 a 23 de março, ainda podem realizar suas inscrições no local do evento, a partir das 14 horas do dia 21/3.

Associados ao IRIB, à Associação de Notários e Registradores do Estado da Bahia (Anoreg/BA) e ao Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) têm desconto na taxa de inscrição. Também são aceitas inscrições de funcionários de cartórios: substitutos, escreventes, auxiliares e outras pessoas diretamente vinculadas ao associado.

A programação do 32º Encontro Regional contempla a temática da Coleção Cadernos IRIB. Foram escolhidos quatro assuntos para serem abordados, são eles: Compra e Venda; O Direito de Superfície; A Dúvida Registrária e Regularização Fundiária de Interesse Social.

O evento conta com o apoio da Anoreg/BA e da Associação de Notários e Registradores do Brasil e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia - Sinpojud.

Hospedagem

Programação

Palestrantes

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 19.03.2013

TJRS regulamenta procedimento de Concursos para cartórios do Estado
Confira a íntegra do ato publicado no Diário da Justiça Eletrônico

O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande Sul publicou, no dia 18/3, o ATO Nº 005/2013-COMAG, que regulamenta o procedimento para Concurso Público de Provas e Títulos para o ingresso, por provimento e remoção, na titularidade do serviço de Notas e de Registro para o Estado do Rio Grande do Sul.

A realização do concurso será anunciada por edital publicado integralmente no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), com as indicações dos prazos do edital, da inscrição e da validade, dos requisitos da inscrição, da sistematização do concurso, da natureza das provas, dos valores a ela atribuídos, dos títulos que poderão ser apresentados, do número de vagas, dos recursos cabíveis e do programa das matérias.

Íntegra da regulamentação

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 19.03.2013

IRIB participa do Encoge em Ouro Preto/MG
Ricardo Coelho, Lamana Paiva e Francisco Rezende estarão presentes ao evento

Nos dias 11, 12 e 13 de abril, ocorrerá em Ouro Preto/MG o 62º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge). O presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, o vice-presidente, João Pedro Lamana Paiva e o membro nato do Conselho Deliberativo de ex-presidentes do IRIB Francisco José Rezende dos Santos participam do evento.

O Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil realiza, anualmente, três encontros nacionais com o objetivo de discutir questões relacionadas ao Poder Judiciário dos Estados e do Distrito Federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 19.03.2013

CSM/SP: Compra e venda. Lote destacado de área maior. Desmembramento – autorização municipal – ausência. Disponibilidade Qualitativa. Especialidade.
Não sendo possível determinar a exata localização de lote desmembrado de área maior, é inadmissível o registro da compra e venda, sob pena de violação dos princípios da Disponibilidade Qualitativa e da Especialidade.

O Conselho Superior da Magistratura do Estado de São Paulo (CSMSP) julgou a Apelação Cível nº 0020164-94.2011.8.26.0100, onde se decidiu pela impossibilidade de registro de escritura pública de compra e venda de lote destacado de outro imóvel com área maior por ofensa ao Princípio da Disponibilidade Qualitativa. O acórdão, julgado improvido por unanimidade, teve como Relator o Desembargador José Renato Nalini.

No caso apresentado, o Oficial Registrador qualificou negativamente a escritura pública em questão, uma vez que, nenhum elemento permitiu filiar o lote adquirido à mencionada área maior, afirmando que a inviabilidade dos registros decorreu da impossibilidade de aferição da disponibilidade qualitativa. Os interessados, por sua vez, argumentaram que o imóvel em questão está localizado na área descrita na transcrição do imóvel maior e integra uma quadra, localizada no perímetro desta área maior. Aduziu, ainda, que os imóveis confinantes, com origem na mesma transcrição, têm matrículas próprias, revelando a possibilidade do desdobro.

Leia mais

Íntegra da decisão

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (registrador interino em Anapurus/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições