BE8
Compartilhe:
NOVAMENTE O CONCURSO NO RIO DE JANEIRO.
Acedendo à solicitação deste Boletim, colhemos a relevante (e isenta) opinião abaixo acerca da prova do XIX Concurso Público da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A opinião do colega é consentânea com a impressão geral que se tem do certame. Confira:
"Fiz a prova do concurso do Rio. Passei, mas achei a prova desqualificada, pelas seguintes razões: 1. 30% de questões de português é um exagero. Um professor da língua que acertasse todas estas questões e tivesse um pouco de sorte com as demais 70 questões passaria. 2. Na prova para serviços notariais e registrais, apenas 14% das questões estavam diretamente relacionadas com a profissão. 3. Das 30 questões de direito civil e processual, poucas estavam relacionadas com o dia-a-dia de uma notaria. 4. Sobre direito civil, foi uma prova desequilibrada. Não havia questões sobre: capacidade civil, mandato, casamento, bens... A tônica das questões era direito das obrigações. 5. As questões de direito constitucional e administrativo (30%) achei difíceis e complexas. Mas, disso, não reclamo. Quem disse que nossas provas têm que ser acessíveis?"
Pois é. Parabenizando o candidato pela ultrapassagem dos cinqüenta pontos necessários para a fase seguinte do concurso, registramos aqui a necessidade das Associações de classe patrocinarem um acompanhamento crítico da realização desses concursos para que a Lei possa ser rigorosamente cumprida e as medidas cabíveis possam ser tomadas a tempo.
As questões poderão ser acessadas em http://www.irib.org.br/biblio.htnil
Depois de ler e avaliar o nível geral da prova, deixe aqui sua opinião
NOVAMENTE O PROJETO DE LEI QUE ELEVA EMOLUMENTOS NO ESTADO DE S.P.
Os leitores atentos conferiram a manchete do Estadão e constataram a falta de seriedade do articulista na divulgação de matéria jornalística eivada de imprecisões e incorreções. As autoridades citadas na matéria deverão vir a público para retificar os dados apressadamente veiculados e sem qualquer compromisso com a realidade. Segundo um leitor bem-humorado destas páginas eletrônicas, "o autor da reportagem não leu o projeto que se acha tramitando na Assembléia. Se leu, não entendeu - o que dá na mesma, pois afinal o que parece importar não são os fatos. Como Ronald Reagan, esse repórter pode dizer que 'facts are stupid things'..."
MUDOU 0 NATAL, OU TERÁ MUDADO 0 POETA?
Tudo muda, tudo se transforma. A única constante parece ser a transformação. Neste ano que se finda, nós, notários e registradores, às vezes ficamos com a impressão de que o mundo se transformou com uma velocidade impressionante, traindo nossas certezas, alvejando nossas mais recônditas cõnvicções. Como o poeta, cada um de nós se indaga perplexo: mudou o natal, ou terei mudado eu? Nestes momentos de profunda transformação e instabilidade, devemos manter o rumo e intacto o cimento de nossas certezas e convicções. Nossas atividades são essenciais à paz social. Desempenhamos um papel relevantíssimo, que, mais cedo ou mais tarde, haverá de ser reconhecido pela sociedade. Aos profissionais que com o seu árduo trabalho e denodo sustentaram a instituição, meus votos de um feliz natal.
Últimos boletins
-
BE 5916 - 17/09/2025
Confira nesta edição:
NÃO PERCA: “IRIB Qualifica” será lançado oficialmente amanhã! | Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | 1º Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual aprova enunciado sobre REURB-S | Convênio celebrado entre o TJSC e a ANOREG/SC amplia PIDs no Estado | Clipping | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Inventário extrajudicial com herdeiro incapaz: Partilha desigual e partilha por universitas iuris – por Carlos Eduardo Elias de Oliveira | Jurisprudência do TJMS | IRIB Responde.
-
BE 5915 - 16/09/2025
Confira nesta edição:
Diretoria de Comunicação do IRIB é nomeada pelo Presidente do Instituto | Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | Resolução CONAMA n. 510, de 15 de setembro de 2025 | ONR e CNB/CF realizam live sobre RI-Digital e e-Notariado | População ribeirinha poderá ter prioridade no PMCMV | Agricultor familiar poderá ser isento do ITR | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Incorporação imobiliária de casas isoladas e geminadas – por Jamilson Lisboa Sabino | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5914 - 15/09/2025
Confira nesta edição:
Presidente do IRIB nomeia Diretoria de Novas Tecnologias | IRIB participa do Encontro Anual de Prestação de Contas 2025 do Hospital de Amor | Lei n. 15.206, de 12 de setembro de 2025 | RI Digital e e-Notariado: integração será tema de live conjunta entre ONR e CNB/CF | Sancionada lei que prorroga prazo para ratificação de imóveis rurais em faixa de fronteira | IN RFB n. 2.275/2025: confira entrevista de Frederico Assad publicada pela ANOREG/SP | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Das assinaturas eletrônicas no procedimento – Parte 3 – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Inventário extrajudicial com herdeiro incapaz: Partilha desigual e partilha por universitas iuris
- Alienação fiduciária. Consolidação da propriedade – requerimento – credor. Indisponibilidade de bens – devedor fiduciante. Qualificação registral.
- Convênio celebrado entre o TJSC e a ANOREG/SC amplia PIDs no Estado