BE4068

Compartilhe:


BE4068 - ANO X - São Paulo, 12 de maio de 2011 - ISSN1677-4388

IRIB disponibiliza provas de concursos de mais oito estados
Associados podem baixar provas e gabaritos de concursos públicos para notários e registradores

A seção "Concursos" do portal do IRIB disponibiliza provas e gabaritos de concursos públicos para provimento e remoção na carreira de notários e registradores de mais oito estados: Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Ao todo, o site contempla concursos promovidos por Tribunais de Justiça de 15 estados. Já estavam disponíveis provas do Acre, Ceará, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Mediante login e senha, os associados do IRIB poderão acessar todos os documentos.

Acesse a seção Concursos

Associe-se ao IRIB

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 12.05.2011

IRIB participa do II Fórum Nacional de Integração Jurídica
Presidente do Instituto integra mesa redonda sobre a repercussão do tema ambiental
nas questões jurídicas

O presidente do IRIB, Francisco José Rezende dos Santos, participa no dias 13 e 14 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), do II Fórum Nacional de Integração Jurídica. Na sexta-feira, dia 13, às 11 horas, ele vai integrar o painel "Atualidade da repercussão das questões ambientais no mundo jurídico".

O Fórum é uma realização da Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR) em conjunto com a Escola Nacional da Magistratura (ENM). A reunião da diretoria da Anoreg-BR será realizada na ocasião do evento.

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 12.05.2011

ARISP promove encontro para discutir novas tecnologias nesta sexta-feira
Evento conta com presença de autoridades vindas do Peru e da Espanha

O NTICS - II Encontro de Registradores de Imóveis de São Paulo será realizado nesta sexta-feira (13), no hotel Holiday Parque Anhembi, em São Paulo. A programação do evento traz autoridades internacionais como Edgar Pérez Eyzaguirre, gerente registral do Registro Predial de Lima, que palestrará sobre "Registros Eletrônicos Estruturados – Do papel à base de dados com segurança e eficiência – A experiência peruana". Da Espanha, o evento recebe o registrador Francisco Palacios Criado para tratar dos Registros Eletrônicos na Espanha e tendências européias.

Leia mais

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 12.05.2011

Negado pedido que questionava desapropriação de fazenda para fins sociais
Para o STF, na desapropriação por interesse social, não é necessária a prévia intimação nem a realização dos procedimentos administrativos

Por votação unânime, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou, na quarta-feira (11.05), o Mandado de Segurança (MS) 26192, em que Paulo Roberto Jacques Coutinho Filho questionava ato do presidente da República que desapropriou, por interesse social, a Fazendinha Tambauzinho, com 124,5 hectares, situada no Município de Santa Rita, na Paraíba.

Os demais ministros acompanharam o voto do relator, ministro Joaquim Barbosa, segundo o qual, na desapropriação por interesse social, não é necessária a prévia intimação nem a realização dos procedimentos administrativos que são obrigatórios quando da desapropriação para fins de reforma agrária.

Leia mais

Fonte: Site do STF
Em 11.05.2011

Alagoas: cartórios devem verificar se imóveis pertencem à União
Decisão é da Corregedoria Geral de Justiça e se aplica a 30 municípios

O Corregedor-Geral da Justiça de Alagoas, desembargador James Magalhães de Medeiros publicou o Provimento nº 08/11, que dispõe sobre a prévia consulta à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), acerca dos imóveis de domínio da União.

O provimento altera procedimentos acerca de serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais. Ficou determinado que os registradores de imóveis, antes de emitir certidão de ônus/vintenária dos imóveis situados em alguns municípios do Estado, deverão verificar junto à SPU, em Alagoas, se o imóvel é ou não de domínio da União, mesmo que em parte, procedendo, em qualquer hipótese, com a devida averbação no registro do imóvel. A verificação deve ser preferencialmente por meio eletrônico.

Os municípios são: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belo Monte, Coqueiro Seco, Coruripe, Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Igreja Nova, Japaratinga, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Olho D'água do Casado, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Piranhas, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres e Traipu.

Íntegra do Provimento

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB com informações do TJAL
Em 12.05.2011

"O fato de a região não estar coberta por vegetação nativa não retira sua condição de área de preservação permanente"

"(...) Esta Corte Superior tem entendimento sedimentado no sentido de que os deveres associados às APPs e à Reserva Legal têm natureza de obrigação propter rem, isto é, aderem ao título de domínio ou posse. Descabe falar em culpa ou nexo causal, como fatores determinantes do dever de recuperar a vegetação nativa e averbar a Reserva Legal por parte do proprietário ou possuidor, antigo ou novo, mesmo se o imóvel já estava desmatado quando de sua aquisição. Também não assiste razão ao recorrente quando afirma que, amparado no art. 18, § 1º do Código Florestal, deve ser indenizado pelos prejuízos causados com a diminuição da área produtiva do seu imóvel (...)". Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins.

Íntegra da decisão

Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 12.05.2011

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico do IRIB é uma publicação eletrônica do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Ouvidoria do Irib: [email protected]

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 1439 - 9º andar - CJ: 94 - CEP 01311-926 - São Paulo - Brasil

(11) 3289 3599 | (11) 3289 3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições