Em 19/11/2015

TJDFT: Sessões de conciliação com construtora têm elevado índice de acordos


As sessões trataram processos em que a MRV era ré, sobretudo por problemas na compra de imóveis, como atraso na entrega de apartamento ou imóvel com resultado diferente do esperado pelo cliente


No último mês, O TJDFT, por meio do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, realizou a primeira experiência concentrada de conciliação com uma construtora, a MRV. Durante 4 dias de outubro, 210 pessoas foram atendidas em 51 sessões de conciliação realizadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC/BSB.

Ao todo, 32 acordos foram realizados e 3 sessões foram remarcadas, o que resultou em uma taxa de acordos de 66,7%. “Essa taxa é bem significativa, superior à média geral de acordos feitos no Tribunal, que fica em torno de 40%”, avaliou Talitha Selvati, coordenadora do CEJUSC de Brasília.

As conciliações envolveram processos em que a MRV era a parte ré, principalmente por problemas relacionados a compra de imóveis, como atraso na entrega de apartamento ou imóvel com resultado diferente do esperado pelo cliente. Com o resultado positivo da experiência, a ideia é ampliar o número de sessões concentradas com outras construtoras.

Semana Nacional da Conciliação

No dia 16.11, teve início a 10ª Edição da Semana Nacional da Conciliação. O TJDFT prepara-se para realizar cerca de 1.500 encontros entre partes que buscarão conciliar interesses e resolver pendências.

São questões relativas, principalmente, ao setor imobiliário, mas também a bancos, telefonia, lojas varejistas, planos de saúde, entre outros ramos, que serão trazidas às mesas de negociações.

A Semana Nacional de Conciliação é promovida em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, entre os dias 23/11 a 27/11. No TJDFT, o evento terá duração de duas semanas, com início no dia 16/11, para contemplar todas as demandas.

Fonte: TJDFT

Em 10.11.2015



Compartilhe