Em 16/04/2024

SERP-JUD: mais de 460 mil acessos em 11 dias de funcionamento


Sistema entrou em operação no início de abril. Estimativa é de que desenvolvimento completo seja concluído até dezembro deste ano.


O Sistema Eletrônico dos Registros Públicos voltado ao Poder Judiciário (SERP-JUD) começou a operar em 1º/04/2024 e, em 11 dias de funcionamento, já contabilizou mais de 460 mil acessos realizados por Magistrados e Servidores previamente cadastrados na Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br). Os números foram divulgados pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ) ontem, 15/04/2024.

De acordo com a informação publicada pela Agência CNJ de Notícias, “no âmbito do registro civil, foram contabilizadas 151.479 buscas e 11.119 emissões de certidões. Já no registro de imóveis, somaram-se 125.966 buscas de bens imóveis e 173.423 visualizações de matrículas. Também foram computadas 1.486 buscas por Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RTDPJ). A soma resultou em 463.473 acessos no período.

Segundo a Juíza Auxiliar da CN-CNJ, Carolina Ranzolin Nerbass, o alto número de acessos e solicitações no sistema neste curto espaço de tempo é bastante animador e reflete que “a ferramenta despertou o interesse de magistrados e servidores”. Já para a também Juíza Auxiliar da CN-CNJ, Liz Rezende de Andrade, o SERP-JUD “veio para facilitar a conexão entre o sistema judicial e o extrajudicial, podendo destravar vários gargalos comuns dos processos”.

A Agência ainda ressaltou que um dos primeiros a acessar o sistema foi o Técnico Judiciário da 3ª Vara Cível da Comarca de Balneário Camboriú, Helmut Coelho Paes Van Well. Segundo Van Well, “logo que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina noticiou estar em funcionamento o recém-lançado Serp-Jud, resolvi acessar para conhecer. O que encontrei foi um sistema que, já na tela inicial, mostrou-se bastante intuitivo, dado que um usuário de primeira viagem, como eu, conseguiu rapidamente consultar registros de casamento, óbito e, aquilo que considerei a cereja do bolo, a pesquisa nacional de bens imóveis.

Por sua vez, a Servidora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e Diretora de Secretaria da 2ª Vara de Tóxicos de Salvador, Patrícia de Souza Reis, considerou o SERP-JUD como uma plataforma de fácil manuseio. “É de se registrar a facilidade e ganho com o Serp-Jud, que reúne, em um único sistema, diversas possibilidades de pesquisa, podendo obter, em poucos cliques, informações confiáveis acerca de registros de pessoas e bens”, enalteceu a Diretora.

Fonte: IRIB, com informações da Agência CNJ de Notícias.



Compartilhe