Em 19/04/2022

Riviera é oficialmente um bairro do Município de Imbé, após projeto de regularização orientado por magistrada


Decreto Municipal trouxe a inclusão dos lotes e das quadras na Planta Genérica de Valores.


foto com poste e placa dizendo o nome do bairro e da rua com rua asfaltada e à esquerda casas lado a ladoA Juíza de Direito Laura Ullmann López, da 1ª Vara Cível do Foro de Tramandaí, celebrou a conclusão de mais uma etapa do trabalho coordenado por ela na área de regularização fundiária de lotes urbanos no litoral norte do Rio Grande do Sul. O Balneário Riviera é oficialmente um bairro no Município de Imbé, após assinatura de Decreto Municipal. O documento trouxe a inclusão dos lotes e das quadras na Planta Genérica de Valores, o que possibilitará o cadastramento e cálculo de IPTU e valor venal dos imóveis. Também houve definição referente aos nomes de ruas.

Juíza de roupa branca em pé ao fundo de pessoas sentadas à mesa em uma das audiências do projeto

De branco, ao fundo, a Juíza Laura Ullmann López, em uma das audiências com os ocupantes, agora proprietários do bairro RivieraCréditos: Divulgação/TJRS

Com a autorização para a criação do loteamento, ficaram definidos 588 lotes em 48 quadras, com inserção no Cadastro Municipal.

De acordo com a magistrada, “em vez de litígio com os ocupantes da área, os proprietários negociaram a infraestrutura e, quem aceitou, teve a chance de parcelar o valor devido para pagar com bastante prazo. Foram audiências emocionantes, pois as pessoas perderam dinheiro ali naquelas áreas. Muitas deram tudo o que tinham pelo terreno. Alguns estão lá há 10 anos e o usucapião poderia ter um fim incerto, até levando as pessoas a perderem o que já tinham investido. Todos foram acreditando no projeto e saíram proprietários do imóvel, retomando as suas dignidades”.

grupo de pessoas vistoria as ruas do bairro

Magistrada, de jaqueta jeans, em visita ao bairro com todos os envolvidos quando teve início o projetoCréditos: Divulgação/TJRS

Segundo o Diretor de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura de Imbé, Sandro Pugliesi, das 500 famílias que entraram no projeto, 330 já estão com suas escrituras ou matrículas de terrenos e casas regularizadas. Ele atuou como líder comunitário nesta questão e comemorou o resultado: “Esse é um momento marcante e inesquecível. Somos o Bairro Riviera! Muitos disseram que nunca conseguiríamos, que era perda de tempo, mas o Decreto Municipal 4.013 tornou uma vila em bairro. Um bairro moderno e lindo de morar, um bairro formado de pessoa unidas em um pensamento de conquista de sua casa própria. Sonhos realizados, uma conquista de todos, unidos no propósito de fazer o bem”.

Entenda melhor a origem do projeto que simplifica a regularização de imóveis:
DESCOMPLICA: Magistrada cria projeto que simplifica regularização de imóveis

Fonte: TJRS (Texto: Patrícia Cavalheiro/Diretora de Imprensa: Rafaela Souza).

 



Compartilhe