Em 08/09/2023

Novo episódio do podcast “Decisões Paradigmáticas” aborda a concretização do direito fundamental à moradia


A entrevistada é a desembargadora federal aposentada do TRF5 Margarida Cantarelli.


O novo episódio do podcast “Decisões Paradigmáticas” já está disponível no canal do Conselho da Justiça Federal (CJF) no YouTubeO programa integra as atividades do projeto “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República” e reúne narrativas de decisões da Justiça Federal, nas seis Regiões, que contribuíram para a construção da cidadania e para o fortalecimento das instituições democráticas nas últimas três décadas e meia. 

A edição traz a entrevista com a desembargadora federal aposentada do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) Margarida Cantarelli. A entrevistada discorre sobre uma ação popular, julgada por ela em 2011, que objetivou a declaração de nulidade de “ato administrativo” para a construção de casas populares em parte de áreas públicas de loteamento localizado no município de Eusébio (CE). 

A ação, movida por moradores de um condomínio de classe alta, pedia que a Justiça considerasse ilegal o ato do município de utilizar parte de uma área livre nas proximidades do referido condomínio para a construção de um conjunto habitacional destinado à população carente. Ao analisar o processo, a magistrada decidiu pela prevalência do direito social e em favor do direito à moradia e à propriedade, julgando que seria irrazoável demolir as casas populares, que já estavam em avançado estágio de construção. 

Assista agora:

O podcast 

O podcast “Decisões Paradigmáticas” é produzido pela Assessoria de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (Ascom/CJF) e apresentado pela juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal (CG/CJF) Alcioni Escobar. Todos os meses, até outubro, um novo programa será lançado. Cada episódio contará com a participação de uma magistrada ou um magistrado prolatores da sentença. 

Fonte: CJF.



Compartilhe