Em 08/08/2023

Novas tecnologias, clima, extrajudicialização e sustentabilidade energética marcam seminário internacional sobre meio ambiente


Tema “Extrajudicialização: Microssistema de Solidificação de Direitos no Registro de Imóveis” foi objeto de explanação do Olficial Registrador de Imóveis, Rodrigo Esperança Borba.


Alto nível de discussão, interações diversas, troca de conhecimentos e prestígio inegável. Assim pode ser avaliado o evento realizado na manhã desta segunda-feira (07), no auditório da Escola Judicial de Goiás (Ejug), a XVIII Edição do Seminário Internacional do Grupo de Pesquisa Diálogo ACI – Diálogo Ambiental Constitucional. Com palestras e debates que contaram com a participação de renomados professores, juristas e magistrados de diferentes partes do País, e transmitido pelo canal da Ejug no Youtube, com número importante de seguidores remotos, o seminário chamou a atenção pela relevância do tema - "Simplificação administrativa e proteção do meio ambiente" - e pelo nível de excelência dos palestrantes.

O seminário teve prosseguimento pela tarde, a partir das 15 horas, quando artigos científicos selecionados pelo Diálogo ACI foram apresentados, em diferentes salas remotas. Para estar em uma delas, bastava acessar o site da Ejug e entrar via link disponível no portal.  O encontro desta manhã resultou de parceria da Ejug com a Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Coimbra (Portugal) e Escola Superior de Magistratura Tocantinense (Esmat).

As atividades foram iniciadas pelo diretor da Ejug, desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas, às 9 horas, com o Painel 1 – Ambiental, que contou com palestras dos juristas Ana Carla Bliacheriene (USP), que falou sobre “Tecnologias Emergentes para um Governo Atento ao Meio Ambiente: O Papel da Inteligência Artificial na Promoção da Políticas Públicas Eficafez”, seguida do professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Emiliano Lôbo de Godoi, que abordou “Políticas Públicas Ambientais Municipais”. O painel foi finalizado com a apresentação da mestranda em Relações Internacionais, Paula Santos Vieiria (UFBAC), que tratou do “Clima como Agente Perseguidor na Migração por Refúgio”.

Painel 2

No Painel 2 Constitucional A  o tema “Extrajudicialização: Microssistema de Solidificação de Direitos no Registro de Imóveis” foi objeto de explanação do oficial registrador de imóveis Rodrigo Esperança Borba. Na sequência, Júlia Maia de Meneses (Unifor) falou sobre “Cibercultura, Sexismo e Perfomance de Gênero em Inteligências Artificiais”. Após, os participantes assistiram a palestra da diretora adjunta da Esmat, desembargadora Angela Issa Haonat, sobre “A Regularização Fundiária Extrajudicial como Instrumento de Acesso à Justiça e Pacificação Social”. Última a falar, a professora Bleine Queiroz Caúla (Unifor), abordou “A (In)sustentabilidade Energética da Indústria de Carros Elétricos e a Logística Reserva das Baterias – Uma Análise Jurídica da Economia”.

Painel 3

O último, Painel 3 – Ambiental, Constitucional e Internacional se iniciou com palestra do juiz do TJGO e professor da Unicerrado e Ulbra, Guilherme Sarri Carreira, sobre “O Processo Estrutural na Solução de Conflitos Ambientais”. Logo em seguida, falaram Carolina Soares Hissa (UFG), sobre “Os Impactos do Racismo Ambiental no Contexto dos Deslocados Forçados” e Bruna Sousa Paula (SATE), sobre “Direito Fundamental – O Nome do Migrante”.  (Assessoria de Comunicação Ejug/Fotos:Acaray Martins) Veja galeria de fotos

Fonte: TJGO.



Compartilhe