Em 12/09/2022

Ministra Rosa Weber assumirá hoje a Presidência do STF e do CNJ


Solenidade de Posse será realizada a partir das 17h.


A Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, assumirá na tarde de hoje, 12/09/2022, a Presidência da Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Cerimônia de Posse será realizada a partir das 17h, com transmissão em tempo real pela TV Justiça, pela Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube. São esperados 1.300 convidados, entre Chefes de Poder, Presidentes dos Tribunais Superiores e candidatos à Presidência da República.

Rosa Weber foi eleita Presidente do STF e do CNJ pelo Plenário do STF no dia 10/08/2022. Ela sucederá o ministro Luiz Fux, presidente da Corte no último biênio. Na mesma eleição, o ministro Luís Roberto Barroso foi escolhido para assumir a Vice-Presidência do Tribunal. A votação seguiu a linha sucessória determinada pela antiguidade.

De acordo com o STF, a Ministra assumirá a Presidência do STF com o menor acervo total dos últimos 27 anos, com 22.354 processos em tramitação, 21% a menos em relação à data da sua posse. Além disso, em abril deste ano, sob a Presidência do Ministro Luiz Fux, o STF finalizou o projeto “Arquivo 100% Digital”, que abrangeu todo o acervo judicial histórico da guarda permanente da Corte. Foram digitalizados aproximadamente 20 mil volumes de processos físicos, autuados entre 1970 e 2018, excluídos apenas os que têm restrição de acesso e os que demandam intervenções para o seu manuseio.

Sobre Rosa Weber

Nascida em Porto Alegre/RS e autora de diversos livros e artigos, a Ministra é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo exercido a magistratura desde 1976. Weber já exerceu o cargo de Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de exercer o cargo de Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, sendo empossada em 19/12/2011. A Ministra também foi Vice-Presidente do STF no último biênio.

Rosa Weber será a terceira mulher a ocupar o mais alto posto do Poder Judiciário brasileiro, depois das Ministras Ellen Gracie (aposentada) e Cármen Lúcia.

Luís Roberto Barroso

Carioca de Vassouras/RJ, Luís Roberto Barroso é doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde também é Professor Titular de Direito Constitucional, sendo autor de diversos livros sobre a matéria, além de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. Barroso ainda foi Procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: IRIB, com informações e fotos do STF.



Compartilhe