Em 19/01/2012

Minha Casa Minha Vida dará prioridade a municípios atingidos por chuva


A estimativa é de demanda de 3 mil unidades habitacionais, diz ministro da Integração Nacional


O programa Minha Casa, Minha Vida dará prioridade para os municípios que tiveram imóveis totalmente destruídos pelos efeitos das chuvas. Segundo o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, essa foi uma determinação da presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, a estimativa é de demanda de 3 mil unidades habitacionais.

“A presidenta autorizou ao grupo de acompanhamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que todas as demandas que venham a surgir de estados e municípios que tiveram casas totalmente destruídas, que se abra espaço dentro do Minha Casa, Minha Vida. Já temos demandas que chegam de Minas Gerais e Rio de Janeiro e, na próxima semana, teremos os encaminhamentos após a reunião do grupo de acompanhamento do PAC”, explicou.

Em função dos estragos provocados pela chuva, o governo decidiu também acelerar o mapeamento geológico de 250 municípios para conhecer os riscos a que estão sujeitos em caso de tempestade. A previsão era que esse mapeamento fosse concluído em 2014, e a novo prazo ainda não foi definido. Na próxima semana, a Casa Civil irá coordenar uma reunião com a Petrobras e representantes de universidades federais para identificar geólogos para o trabalho.

“Depois de feito esse mapeamento, poderemos nos deparar inclusive com a necessidade de remover famílias de alguma regiões em função do risco geológico da área”, disse Bezerra. O governo vai instalar em São Paulo e Santa Catarina unidades do Centro de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais, devido à previsão de aumento da chuva.

Nesta quarta-feira (18), Fernando Bezerra estará em Belo Horizonte (MG) para se reunir com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. O estado receberá R$ 25 milhões em recursos emergenciais do governo federal.

Fonte: Brasil.gov.br
Em 18.1.2012
 



Compartilhe

  • Tags