Em 05/10/2021

Marco Legal das Ferrovias pode ser votado hoje


Assunto consta da pauta de votação pelo Plenário do Senado Federal.


Após adiamentos, consta da pauta de votações pelo Plenário do Senado Federal o Projeto de Lei do Senado n. 261/2018 (PLS), de autoria do Senador licenciado José Serra (PSDB-SP), que reorganiza as regras do setor ferroviário e permite novos formatos para a atração de investimentos privados para essa modalidade de transporte. O último adiamento foi solicitado pela Senadora Kátia Abreu (PP-TO), que pediu mais tempo para analisar o relatório do Senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Em agosto deste ano, o Governo Federal editou a Medida Provisória n. 1.065/2021 (MP), que dividiu opiniões no Senado Federal.

Com impacto no Registro de Imóveis, o PLS trata das Operações Urbanísticas em seus arts. 43 e seguintes. O art. 43 prevê a instalação de infraestruturas ferroviárias em zonas urbanas ou de expansão urbana, desde que em conformidade com o Plano Diretor do Município e no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, em regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. O art. 44 e seus parágrafos preveem que sejam criadas empresas de serviços ferroviários e de desenvolvimento urbano, hipótese, na qual os titulares dos direitos reais sobre os imóveis necessários para o empreendimento poderão se tornar sócios dos projetos, mediante entrega do imóvel a título de integralização de capital. Na autorização de ferrovias urbanas, o projeto aposta na valorização imobiliária advinda do empreendimento.

Veja também:

Fonte: IRIB, com informações da Agência Senado.



Compartilhe