Em 10/03/2023

Kioitsi Chicuta é homenageado em sua última sessão


Desembargador se aposentará após 47 anos de magistratura. Chicuta escreveu inúmeros artigos para as publicações do IRIB.


O Desembargador da 32ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Kioitsi Chicuta, foi homenageado em sua última sessão ocorrida ontem, 09/03/2023, antes da aposentaria, após 47 anos dedicados à Magistratura paulista. A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça, sendo conduzida pelo presidente do TJSP, Desembargador Ricardo Mair Anafe. Em sua carreira, Kioitsi Chicuta escreveu inúmeros artigos para as diversas publicações do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), tendo, também, participado de vários Encontros, Congressos e Seminários promovidos pelo Instituto.

A cerimônia contou com a presença de Presidentes de outras Sessões do TJSP, bem como de diversos Magistrados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados e servidores, além de Cristina Chicuta, sua esposa.

De acordo com a notícia publicada pelo TJSP, Chicuta nasceu em 1948, na cidade de Jundiaí/SP, tendo se graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas, em 1971. Antes da Magistratura, Kioitsi Chicuta atuou como Advogado e Promotor de Justiça. Como Magistrado, atuou nas Comarcas paulistas de Mirassol, José Bonifácio, Itu e Capital. Empossado como Desembargador em 2005, foi eleito para o Órgão Especial do TJSP em 2011.

O IRIB, representado por seu Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, Jordan Fabrício Martins e José de Arimatéia Barbosa, homenageia e agradece a Kioitsi Chicuta por toda sua história no IRIB, bem como pela vasta produção de conteúdo em revistas e eventos, que, sem dúvida alguma, tornaram o Instituto uma referência no Direito Registral Imobiliário.

Palavra do Presidente do IRIB

O desembargador Kioitsi Chicuta foi um dos maiores construtores da doutrina de direito registral imobiliário no Brasil, grande colaborador do IRIB em suas publicações e eventos durante muitos e muitos anos. Nossa gratidão é eterna, assim como nosso afeto pelo grande homem e jurista, que a natureza há de manter unido a nós, registradores imobiliários, por longo tempo.

Você pode encontrar os artigos de Kioitsi Chicuta no IRIB Academia.

Fonte: IRIB, com informações do TJSP.



Compartilhe