Em 25/08/2021

Governo Federal, por meio do MME, promove webinar sobre ferramentas de desempenho ambiental na construção civil


Evento mostrará políticas públicas e iniciativas de mercado como elas têm sido aplicadas para o cumprimento das metas do Acordo de Paris.


Governo Federal, por meio do MME, promove webinar sobre ferramentas de desempenho ambiental na construção civil

MME promove webinar sobre ferramentas de desempenho ambiental na construção civil - Foto: MME

O Ministério de Minas e Energia (MME), em cooperação com a União Europeia (UE), por meio do programa Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement (SPIPA), promoverá no dia 9 de setembro, às 10h, o webinar “Intercâmbio UE-Brasil: Experiência internacional sobre políticas e ferramentas de avaliação de desempenho ambiental para o setor da construção civil”.

O evento trará exemplos de políticas públicas e iniciativas de mercado relacionadas ao uso de ferramentas de avaliação de desempenho ambiental e como elas têm sido aplicadas para o cumprimento das metas do Acordo de Paris. Será apresentada a ferramenta brasileira que está sendo desenvolvida, o Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac).

No webinar, estarão reunidos especialistas e partes interessadas da UE para compartilhar experiências, iniciativas e ferramentas de instituições europeias que abordam questões relacionadas ao tema de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) aplicada ao setor da construção.

A nível setorial e mundial, o setor da construção civil representa uma participação bastante significativa, em torno de 40% quando as emissões de CO2, operação e construção das edificações são consideradas. No Brasil, as edificações (residenciais, comerciais e públicas) consomem cerca de 43% de toda a energia elétrica ofertada. Somado a isso, sabe-se que existe no país um grande déficit habitacional, chegando a quase 6 milhões de domicílios, que precisarão ser construídos nos próximos anos. Nessa ótica, é urgente a necessidade de diminuir o consumo de energia e as emissões de GEE (gases de efeito estufa), em especial o CO2, no setor da construção civil. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma metodologia, cientificamente validada, para mensurar os potenciais impactos ambientais associados a todos os estágios do ciclo de vida de um produto, processo ou serviço, e tem sido frequentemente empregada para a avaliação de produtos da construção civil.

O evento será organizado pela Buildings Performance Institute Europe (BPIE) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) no Brasil. Entre as instituições participantes estão a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), The Dutch National Environmental Database (DNED), European Cement Association (CEMBUREAU) (TBC) e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), além do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Acesse aqui para realizar sua inscrição

Acesse aqui a agenda completa do evento

Com informações do Ministério de Minas e Energia

Fonte: Governo do Brasil.



Compartilhe