Em 19/03/2018

Governo do Piauí - Governo entrega certificados de quitação de imóveis rurais na segunda (19)


Também serão liberados recursos para Planos de Investimento Produtivo do Progere II


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR),  por meio da Unidade Técnica do Crédito Fundiário do Estado (UTE) e da Diretoria de Inclusão Produtiva (DIP), realiza, nesta segunda-feira (19.03), às 10h, no Centro de Convenções Atlantic City, em Teresina, a entrega dos certificados de imóveis quitados para mais de 8.000 famílias de 111 municípios estado. O investimento total  para aquisição das terras foi de mais de  R$ 23 milhões.

Na ocasião, também será assinada a autorização para liberação de recursos para  Planos de Investimento Produtivo do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II). Um investimento de mais de R$ 1 milhão e que irá beneficiar 136 famílias.

Foram convidados para o evento todos os representantes das unidades de produção familiar dos assentamentos dos territórios, associações, entidades envolvidas com o projeto e representantes da sociedade civil. Segundo o coordenador do programa no Piauí, Antônio Reis, a expectativa é reunir aproximadamente 1.000 pessoas no auditório do Atlantic City, em Teresina.

Antônio destaca que o grande objetivo do evento, além de fazer a certificação dos imóveis que foram quitados, é de prestar contas à sociedade dos recursos aplicados, já que os agricultores conseguiram adquirir as terras por meio de financiamento do Fundo de Terras, com pagamento num período que variou de 10 a 15 anos.

As famílias receberam recursos para investir em projetos produtivos, construção de casas, abastecimento de água, energia elétrica, capacitação  e  Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

As principais atividades desenvolvidas com apoio desses recursos são a cajucultura e produção de mel, além da criação de ovinos e caprinos e galinha caipira.

Municípios dos 12 territórios receberão a certificação durante a solenidade , que contará com a presença do governador Wellington Dias, do secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, entre  outras autoridades.

Fonte: Governo do Estado do Piauí



Compartilhe