Em 28/04/2025

Corregedor Nacional de Justiça acompanha 1º ENAC em Brasília/DF


Segundo Ministro Mauro Campbell Marques, “o Enac vem para uniformizar os procedimentos de seleção para quem quer acessar os cartórios”.


O Corregedor Nacional da Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CN-CNJ), Ministro Mauro Campbell Marques, acompanhou, em Brasília/DF, a realização do 1º Exame Nacional dos Cartórios (ENAC). A prova foi realizada em todas as capitais dos Estados brasileiros na tarde de ontem, 27/04/2025.

Segundo a Agência CNJ de Notícias, o Ministro declarou que o ENAC “vem para uniformizar os procedimentos de seleção para quem quer acessar os cartórios” e que o Exame é mais um fator inovador da gestão do Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente CNJ.

Leia a notícia aqui.

O 1º ENAC foi realizado pelo CNJ e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a habilitação no Exame “é pré-requisito para a inscrição em concursos públicos realizados pelos tribunais de justiça para o preenchimento de titularidades de delegações de serviços notariais e de registro.”

Em outra notícia publicada pela Agência, consta a informação de que “a abstenção na 1.ª edição do Enac foi de cerca de 30% — 5.376 candidatos e candidatas dos 18.166 inscritos não compareceram para a prova.

A Agência CNJ ainda informou que “a publicação do gabarito preliminar do 1.º Enac está prevista para a terça-feira (29), e a homologação do resultado final para 4 de julho. Ambas as publicações serão disponibilizadas no site da FGV.

Fonte: IRIB, com informações da Agência CNJ de Notícias.



Compartilhe