Em 06/06/2023

CONARCI Acadêmico 2023: abre inscrições para submissão de trabalhos


Evento de caráter científico é organizado pela ARPEN-Brasil, com apoio da ARPEN-BA, e será realizado no dia 28 de setembro de 2023.


A Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-Brasil), com apoio da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (ARPEN-BA), promoverá, entre os dias 28 e 30 de setembro, em Salvador/BA, a 29ª edição do Congresso Nacional de Registro Civil das Pessoas Naturais (CONARCI 2023), com o tema “De Oxum a Pataxó, a Bahia tem a identidade do Brasil”. O CONARCI é o maior evento nacional do Registro Civil das Pessoas Naturais e abrigará o CONARCI Acadêmico 2023, um concurso acadêmico voltado para profissionais da área do Direito com três eixos de pesquisa jurídica. Os interessados poderão submeter seus trabalhos até o dia 04/08/2023, às 23h59 (horário de Brasília).

Segundo a ARPEN-Brasil, este ano os painéis a serem desenvolvidos no evento consistem na comunicação dos seguintes temas: a) a identidade do Registro Civil como concretização da autodeterminação informativa (Painel I); b) a inclusão por meio do Registro Civil das Pessoas Naturais: novas fronteiras (Painel II); e c) povos originários e o RCPN: registro, identificação e dados estatísticos (Painel III).

Premiação

O edital prevê a seguinte premiação para os três trabalhos aprovados com as maiores notas em ranking geral os quais serão apresentados no CONARCI Acadêmico 2023:

  • “1º LUGAR: Participação como ouvinte no VIII Encontro de Direitos Reais, Direito Registal e Direito Notarial — Das Pessoas e Das Coisas, em Coimbra, nos dias 19 e 20 de outubro de 2023, com custos de viagem e estadia durante o respectivo evento. 
  • 2º LUGAR: Doação de Notebook Dell Inspiration i5, passagem aérea e estadia, caso residente fora da Cidade de Salvador – Bahia, e inscrição para participar presencialmente do CONARCI ACADÊMICO E CONARCI 2023;
  • 3º LUGAR: Inscrição para participar presencialmente do CONARCI ACADÊMICO E CONARCI 2023 e doação de obra coletiva “Lei de Públicos Comentada”, coordenada pelo Dr. Alberto Gentil de Almeida Pedroso.”

Veja o Edital do CONARCI Acadêmico 2023 e saiba como participar.

Inscreva-se no CONARCI Acadêmico 2023.

Sobre o CONARCI 2023

De acordo com os organizadores, o CONARCI 2023 será sediado no hotel Deville Prime e é destinado aos Registradores de Pessoas Naturais, que debaterão temas pertinentes à classe. Segundo a ARPEN-Brasil, o Congresso abordará questões sobre registro civil e sua conexão com o Direito contemporâneo. Serão discutidos temas como Direito Civil, Processual Civil, Internacional, de Família, da Personalidade, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Estatuto do Índio, entre outros. Além disso, o evento também discutirá as demandas sociais que impactam diretamente na prestação dos serviços públicos pelos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais.

Faça sua inscrição para o CONARCI 2023 aqui.

Fonte: IRIB, com informações dos organizadores. 



Compartilhe