Em 20/05/2016

Comitê Gestor da Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos faz sua segunda reunião


Foram discutidas soluções que permitam a interoperabilidade das centrais eletrônicas estaduais em funcionamento no país


O Comitê Gestor da Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados está em ritmo de trabalho acelerado. A segunda reunião deste importante órgão, que reúne esforços para a viabilização do registro eletrônico de imóveis em todo o Brasil, aconteceu na quarta-feira (18/5), em São Paulo, na sede do 10º Registro de Imóveis da capital.

Um dos principais temas da pauta foi a discussão de soluções que possibilitem a interoperabilidade das centrais eletrônicas estaduais em funcionamento, regulamentadas por provimentos das Corregedorias-Gerais, de acordo o disposto no Provimento nº 47/2015, da Corregedoria Nacional de Justiça. Atualmente, destacam-se com relação ao registro eletrônico os estados de  São Paulo (ARISP), Minas Gerais (CORI-MG), Mato Grosso (Anoreg-MT) e o Distrito Federal (Anoreg-DF), cuja plataforma leva também a chancela da Anoreg-BR. Paraná, Pará, Rio Grande do Sul e Tocantins já possuem projetos em desenvolvimento ou centrais a serem regulamentadas.

“Este é o nosso grande desafio: fazer com que haja uma interconexão entre as centrais existentes e as que estão sendo implantadas. Somente assim conseguiremos atender às demandas do Poder Público e também da sociedade”, afirma o presidente do Comitê e do IRIB, João Pedro Lamana Paiva. Ele adianta que a proxima reunião do Comitê será em Brasília, no dia 25 de maio.

Também participaram da reunião o presidente da ARISP, Francisco Raymundo; a presidente da Anoreg-MT, Maria Aparecida Bianchin Paheco; o presidente do CORI-MG, Francisco José Rezende dos Santos; o diretor de Registro de Imóveis da Anoreg-BR e vice-presidente do IRIB para o Distrito Federal, Luiz Gustavo Leão Ribeiro; o vice-presidente do IRIB para o Estado de Pernambuco, Valdecy Gusmão Júnior, o 10º Oficial do Registro de Imóveis de São Paulo, Flaviano Galhardo;  o assessor da presidência da ARISP, Paulo Leierer; o secretário geral do Instituto, Frederico Assad, além de técnicos das centrais e convidados do Colégio Registral do Paraná e da Anoreg-RJ.

Composição do Comitê Gestor

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 19.05.2016



Compartilhe